| ???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11280Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Coimbra, Júlio Bentes Lima | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1112553011248967 | eng |
| dc.contributor.advisor1 | Tomelin Junior, Nelson | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4366744852850574 | eng |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Zélia Lopes da | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5368112714514004 | eng |
| dc.contributor.referee2 | Ramos, Alcides Freire | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4887520444879981 | eng |
| dc.contributor.referee3 | Couto, Kátia Cilene do | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8544583488599006 | eng |
| dc.contributor.referee4 | Leal, Davi Avelino | - |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6645382114509617 | eng |
| dc.date.issued | 2025-08-22 | - |
| dc.identifier.citation | COIMBRA, Júlio Bentes Lima. "Um fuzuê dos demônios": história social dos bois-bumbás de Manaus (1910-1956). 2025. 280 f. Tese (Doutorado em História). Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025. | eng |
| dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11280 | - |
| dc.description.resumo | Embora a presença de bois-bumbás em Manaus tenha sido documentada desde meados do século XIX, foi no início do século XX que esses festejos alcançaram dimensão pública na capital amazonense, com concentração expressiva de bumbás nas áreas denominadas “suburbanas” – regiões historicamente negligenciadas pelo poder público. Nesses espaços periféricos, homens e mulheres, majoritariamente negros e negras, pobres e de origem nordestina, organizaram-se socialmente em defesa de suas formas tradicionais de festejar os santos juninos. Apesar das exigências de licenças, das perseguições policiais e da condenação sistemática pela imprensa local, esses trabalhadores encontraram meios para resistir e afirmar sua cidadania cultural. Esta tese, portanto, surgiu da necessidade de recuperar a atuação política desses agentes históricos, iluminando suas táticas pelo direito à memória, ao lazer e ao reconhecimento social de seus grupos culturais. O cerne desta pesquisa consiste em revalorizar as experiências de resistência de trabalhadores negros e pobres em defesa da cultura dos bois-bumbás em Manaus no período de 1910 a 1956. Metodologicamente, recorreu-se a um conjunto diversificado de fontes históricas, incluindo os registros da imprensa, processos criminais, escritos de intelectuais e folcloristas, além de narrativas orais de participantes ativos desses processos históricos. Os resultados da pesquisa permitem considerar que os bois-bumbás não eram apenas formas de entretenimento, mas, sobretudo, expressões de identidade e projetos de futuro em uma sociedade atravessada por desigualdades sociais e raciais. Portanto, os bois-bumbás constituíam-se como espaços alternativos e simultâneos de lazer, organização comunitária e resistência política dos trabalhadores, desafiando e ressignificando, na prática, o estigma que incidia sobre suas festas: “um fuzuê dos demônios”. | eng |
| dc.description.abstract | Although the presence of bois-bumbás in Manaus has been documented since the mid-19th century, it was in the early 20th century that these festivities gained public prominence in the capital of Amazonas, with a significant concentration of bumbás in so-called "suburban" areas—historically neglected by the government. In these peripheral spaces, men and women, predominantly Black, poor, and of Northeastern origin, organized themselves socially to defend their traditional ways of celebrating June saints' festivals. Despite demands for permits, police persecution, and systematic condemnation by the local press, these workers found ways to resist and assert their cultural citizenship. This thesis, therefore, emerged from the need to recover the political agency of these historical actors, shedding light on their tactics in the struggle for the right to memory, leisure, and social recognition of their cultural groups. The core of this research lies in revaluing the resistance experiences of Black and poor workers in defense of bois-bumbás culture in Manaus between 1910 and 1956. Methodologically, the study drew on a diverse set of historical sources, including press records, criminal cases, writings by intellectuals and folklorists, as well as oral narratives from active participants in these historical processes. The research findings suggest that the boi-bumbá festivals were not merely forms of entertainment but, above all, expressions of identity and future aspirations in a society marked by social and racial inequalities. Therefore, the boi-bumbá festivals served as alternative and simultaneous spaces for leisure, community organization, and political resistance among workers, challenging and redefining, in practice, the stigma attached to their celebrations: “a devilish uproar.” | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/89097/TESE_JulioCoimbra_PPGH.jpg | * |
| dc.language | por | eng |
| dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
| dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais | eng |
| dc.publisher.country | Brasil | eng |
| dc.publisher.initials | UFAM | eng |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em História | eng |
| dc.rights | Acesso Aberto | - |
| dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
| dc.subject | Cultura popular - Manaus (AM) | por |
| dc.subject | Folclore - Manaus (AM) | por |
| dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | eng |
| dc.title | “Um fuzuê dos demônios”: história social dos bois-bumbás de Manaus (1910-1956) | eng |
| dc.type | Tese | eng |
| dc.description.info | Eu, Júlio Bentes Lima Coimbra, comunico que fiz retificação do meu nome, anteriormente Josivaldo Bentes Lima Júnior. Essa retificação foi realizada após a minha defesa. Portanto, na ata de defesa, consta meu nome anterior. Encaminharei minha certidão retificada, para fins de constatação. Coloco-me à disposição para quaisquer esclarecimentos. | eng |
| dc.creator.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2574-1879 | eng |
| dc.subject.user | Boi-bumbá | por |
| dc.subject.user | Cultura | por |
| dc.subject.user | Sociabilidade | por |
| dc.subject.user | Resistência | por |
| dc.subject.user | Manaus | por |
| Appears in Collections: | Doutorado em História | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TESE_JulioCoimbra_PPGH | 3.94 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

