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dc.creatorSalgado, Liliane Lizardo-
dc.creator.Latteshttps: //lattes.cnpq.br/7876349802353292eng
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Luiz Davi Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3790619092082749eng
dc.contributor.referee1Barreto, João Paulo Lima-
dc.contributor.referee2Rezende, Justino Sarmento-
dc.contributor.referee3Souza, Rute Morais-
dc.contributor.referee4Rodrigues, Eliene dos Santos-
dc.date.issued2025-08-29-
dc.identifier.citationSALGADO, Liliane Lizardo. O grito silencioso, um labirinto escuro e a noite escura da alma do povo Hupd’äh do igarape Japu de São Gabriel da Cachoeira - AM. 2025. 132 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11284-
dc.description.resumoA presente tese apresenta os resultados da pesquisa etnográfica sobre o grito silencioso, um labirinto escuro e a noite escura da alma do povo Hupd’äh do igarapé Japu de São Gabriel da Cachoeira - AM, desenvolvida entre 2020 – 2025. O suicídio começou a acontecer de alguns anos para cá, onde espíritos perseguem jovens indígenas. Esta pesquisa fala sobre os sinais que os Hupd’äh apresentam antes de cometerem o suicídio, tais como os sonhos, visão e vozes que escutam, e que com o bi’in é possível afastar os espíritos que aparecem em sonhos que em alguns casos são de parentes ou amigos próximos. Os espíritos de pessoas que se suicidaram, segundo os Hupd’äh não vão embora, ficam andando na terra ou se transformam em bichos, que atormentam e perseguem os vivos com intuito de levar eles junto através do suicídio, os jovens por possuírem espíritos mais fracos são a grande maioria das vítimas do suicídio, em que em um momento de raiva aproveitam para criar coragem de cometer o ato, outros em momento de uso de caxiri e outros não sabem como tentou o suicídio, alegando ter uma força sobrenatural mais forte que eles induzindo ao suicídio. Neste trabalho, a partir da pesquisa pude perceber a importância da pajelança para proteção em um modo geral. Quando se perde o futuro e a vontade de viver, sentem vontade de morrer, portanto, o suicídio é o resultado de quem o perde. É de suma importância falar que todos os casos de suicídio, independente da forma e motivo, precisa de empatia. Por fim, é necessária a implementação de mais melhorias nessas aldeias, como a inclusão de mais políticas públicas para esse povo. Portanto o suicídio em São Gabriel da Cachoeira desde a época de 2004, vem crescendo, diversas famílias perderam pessoas para o suicídio. Os espíritos que voltam para levar mais jovens com eles estão em quase toda parte nessa região, inclusive no Japu.eng
dc.description.abstractThis thesis presents the results of ethnographic research on the silent scream, a dark labyrinth and the dark night of the soul of the Hupd’äh people of the Japu stream of São Gabriel da Cachoeira - AM, carried out between 2020 and 2025. Suicide has been occurring for some years now, with spirits haunting young indigenous people. This research discusses the signs that the Hupd’äh present before committing suicide, such as dreams, visions and voices they hear, and that with blessing it is possible to ward off the spirits that appear in dreams, which in some cases are of relatives or close friends. According to the Hupd’äh, the spirits of people who commit suicide do not go away. They remain on the earth or transform into animals that torment and persecute the living with the intention of taking them with them through suicide. Young people, because they have weaker spirits, are the vast majority of suicide victims. In a moment of anger, they take the opportunity to summon the courage to commit the act, others use caxiri, and others do not know how they attempted suicide, claiming to have a supernatural force stronger than them, inducing them to commit suicide. In this work, based on the research, I was able to perceive the importance of shamanism for protection in general. When you lose your future and your will to live, you feel like dying, so suicide is the result of those who lose it. It is extremely important to say that all cases of suicide, regardless of the form or reason, require empathy. Finally, it is necessary to implement more improvements in these villages, such as the inclusion of more public policies for these people. Therefore, suicide in São Gabriel da Cachoeira has been increasing since 2004, with several families losing people to suicide. The spirits that return to take more young people with them are almost everywhere in this region, including in Japu.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/89186/TESE_LilianeSalgado_PPGAS.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Antropologia Socialeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectJovens indígenas - Comportamento suicidapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASeng
dc.titleO grito silencioso, um labirinto escuro e a noite escura da alma do povo Hupd’äh do igarape Japu de São Gabriel da Cachoeira - AMeng
dc.typeTeseeng
dc.subject.userSuicídiopor
dc.subject.userEspíritospor
dc.subject.userPajelançapor
dc.subject.userHupd’ähpor
dc.subject.userAlto Rio Negropor
Appears in Collections:Doutorado em Antropologia Social

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