| ???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11311Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Reis, Joicy da Silva | - |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/4601268565852910 | eng |
| dc.contributor.advisor1 | Amaral, Sheila Moura do | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2703151994157776 | eng |
| dc.contributor.referee1 | Corrêa, Lionela da Silva | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0276334550669174 | eng |
| dc.contributor.referee2 | Oliveira, Meire Terezinha Silva Botelho de | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5482600740372808 | eng |
| dc.date.issued | 2025-10-03 | - |
| dc.identifier.citation | REIS, Joicy da Silva. Práticas corporais de aventura: uma proposta sistematizada de conteúdos para as aulas de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental. 2025. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) – Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025. | eng |
| dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11311 | - |
| dc.description.resumo | A pesquisa traz como objetivo sistematizar pedagogicamente os conteúdos de Práticas Corporais de Aventura (PCAs) para as aulas de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental, culminando na elaboração de um caderno pedagógico como produto educacional. Partiu-se do reconhecimento de que, embora a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contemple as PCAs como unidade temática obrigatória, ainda são escassas as pesquisas sobre sua efetiva implementação no contexto escolar, especialmente em escolas públicas do interior do Amazonas. O embasamento teórico dialoga com autores como França (2016), Tahara (2017), Lima (2020), Morais (2020), Alves (2021), Corrêa (2022), Rombaldi (2022), Sehn e Neuenfeldt (2022), Campos (2023), Schoenberger (2023), Castro (2024), Khalil (2024) e Ferreira (2025), que destacam o potencial das PCAs na formação integral, na promoção da cooperação, da consciência ambiental e na diversificação curricular da Educação Física. A pesquisa foi com abordagem qualitativa e de caráter pesquisa-ação, metodologia fundamentada em Yin (2016) e Bardin (2011). Os sujeitos participantes do estudo foram estudantes dos 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de São Paulo de Olivença, interior do estado do Amazonas, que se envolveram ativamente nas vivências, bem como nas etapas de observação e do grupo focal, respeitando os princípios éticos da pesquisa em educação. Os resultados evidenciaram que a aplicação das PCAs contribuiu para a ressignificação de espaços escolares e comunitários, diversificando as práticas corporais e fortalecendo o sentimento de pertencimento dos alunos à escola. Observou-se também o desenvolvimento da aprendizagem e da consciência corporal, abrangendo dimensões motoras, cognitivas e socioemocionais, além do fortalecimento da cooperação e da solidariedade como elementos centrais para a superação dos desafios. O contato direto com o meio ambiente favoreceu a construção de uma consciência ecológica crítica, reforçando a indissociabilidade entre corpo, cultura e natureza. Conclui-se que as PCAs se configuram como um conteúdo inovador e formativo, capaz de potencializar a Educação Física escolar em consonância com a BNCC, partindo da Pedagogia Histórico-Crítica, contribuindo para a formação integral e emancipadora dos estudantes. Apesar de limitações como a escassez de materiais específicos e a necessidade de adaptação dos espaços escolares, constatou-se que esses obstáculos podem ser superados pela criatividade docente e pelo uso de recursos alternativos. A pesquisa resultou em um produto pedagógico em formato de caderno, produzido a partir das práticas desenvolvidas na pesquisa, configura-se como uma ferramenta concreta de apoio ao trabalho docente, ao mesmo tempo em que amplia as possibilidades pedagógicas no âmbito da escola e reafirma o compromisso da Educação Física escolar com uma formação crítica, inclusiva e transformadora, em consonância com os princípios da educação de qualidade socialmente referenciada. Palavras-chave: Práticas Corporais de Aventura; Educação Física Escolar; BNCC; Ensino Fundamental. | eng |
| dc.description.abstract | Adventure Body Practices (ABPs) for Physical Education classes in the final years of Elementary School, culminating in the creation of a pedagogical workbook as an educational product. This study began from the recognition that, although the National Common Curricular Base (BNCC) includes ABPs as a mandatory thematic unit, research on their effective implementation in school contexts especially in public schools in the interior of Amazonas remains scarce. The theoretical framework draws on authors such as França (2016), Tahara (2017), Lima (2020), Morais (2020), Alves (2021), Corrêa (2022), Rombaldi (2022), Sehn and Neuenfeldt (2022), Campos (2023), Schoenberger (2023), Castro (2024), Khalil (2024), and Ferreira (2025), who highlight the potential of ABPs to promote holistic development, cooperation, environmental awareness, and curricular diversification in Physical Education. The research adopted a qualitative approach with a research-action design, grounded in Yin (2016) and Bardin (2011). The participants were students from the 6th to 9th grades of a public school in the municipality of São Paulo de Olivença, located in the interior of Amazonas. These students actively engaged in the experiential activities as well as in the observation and focus group stages, in accordance with ethical principles for educational research. The results revealed that the implementation of ABPs contributed to the reinterpretation of school and community spaces, diversifying bodily practices and strengthening students’ sense of belonging to the school. It was also observed that the activities fostered learning and body awareness, encompassing motor, cognitive, and socio-emotional dimensions, while reinforcing cooperation and solidarity as key elements in overcoming challenges. Direct contact with the natural environment promoted the development of critical ecological awareness, reinforcing the inseparability of body, culture, and nature. It is concluded that ABPs represent an innovative and formative content, capable of enhancing school-based Physical Education in alignment with the BNCC and grounded in Historical-Critical Pedagogy, thus contributing to the integral and emancipatory education of students. Despite limitations such as the scarcity of specific materials and the need to adapt school spaces, these challenges can be overcome through teacher creativity and the use of alternative resources. The research culminated in the creation of a pedagogical product in the form of a workbook, developed from the practices carried out during the study. This product serves as a concrete tool to support teachers, expanding pedagogical possibilities within schools and reaffirming the commitment of Physical Education to a critical, inclusive, and transformative education, in accordance with the principles of socially referenced quality education. Keywords: Keywords: Adventure Body Practices. Physical Education. BNCC. Elementary School. | eng |
| dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/89430/DISS_JoicyReis_PROEF.jpg | * |
| dc.language | por | eng |
| dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação Física e Fisioterapia | eng |
| dc.publisher.country | Brasil | eng |
| dc.publisher.initials | UFAM | eng |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física em Rede Nacional | eng |
| dc.rights | Acesso Aberto | - |
| dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
| dc.subject | Educação física - Estudo e ensino | por |
| dc.subject | Educação física para crianças | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA | eng |
| dc.title | Práticas corporais de aventura: uma proposta sistematizada de conteúdos, para as aulas de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental | eng |
| dc.title.alternative | Adventure Body Practices (ABPs) for Physical Education classes in the final years of Elementary School | eng |
| dc.type | Dissertação | eng |
| dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0003-3979-8171 | eng |
| dc.creator.orcid | https://orcid.org/0009-0001-1082-683X | eng |
| dc.contributor.referee1orcid | https://orcid.org/0000-0003-2237-5359 | eng |
| dc.contributor.referee2orcid | https://orcid.org/0009-0001-5034-1095 | eng |
| dc.subject.user | Práticas Corporais de Aventura | por |
| dc.subject.user | Educação Física Escolar | por |
| dc.subject.user | BNCC | por |
| dc.subject.user | Ensino Fundamental | por |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Física | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| DISS_JoicyReis_PROEF | 2.72 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

