| ???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11350| ???metadata.dc.type???: | Dissertação |
| Title: | Questões de gênero nas práticas pedagógicas e curriculares em escolas públicas no sul do Amazonas |
| ???metadata.dc.creator???: | Rabelo, Karoline Ribeiro ![]() |
| ???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Alves, Rozane Alonso |
| ???metadata.dc.contributor.referee1???: | Nogueira, Eulina Maria Leite |
| ???metadata.dc.contributor.referee2???: | Gomes, José Roberto |
| ???metadata.dc.description.resumo???: | Esta dissertação de mestrado encontra-se vinculado à linha de pesquisa I: Perspectivas teórico-metodológicas para o Ensino das Ciências Humanas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Com apoio Financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), a dissertação contou com o objetivo geral: Analisar as questões de gênero no contexto das escolas públicas municipais de Humaitá – AM, a partir das narrativas dos/as professores/as. Como objetivos específicos: a) Compreender como se constituem as práticas de ensino voltadas as questões de gênero no contexto das escolas públicas de Humaitá a partir das narrativas docentes; b) Perceber como se articulam (ou não) o currículo e gênero na escola a partir das narrativas docentes; c) identificar as concepções docentes sobre identidades de gênero. A metodologia, amparada na pesquisa qualitativa, buscou desenvolver enquanto procedimentos metodológicos a entrevista narrativa ressignificada de Andrade (2012). O campo teórico metodológico ao qual está dissertação está inserida é o campo Pós-Crítico em Educação, buscando negociar entre as teorias do Estudos Culturais e Estudos Feministas. A pesquisa contou com a participação de 6 (seis) professores/as inseridos/as na rede municipal de educação de Humaitá, Amazonas. A pesquisa foi desenvolvida durante os meses de novembro de 2023 à março de 2024, posterior a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), também em novembro de 2023. Diante disso, tendo as narrativas produzidas com os e as colaboradoras deste trabalhos, temos percebido que, base nos debates realizados, as discussões sobre gênero e sexualidade, especialmente sob uma perspectiva feminista, têm um impacto significativo no processo educacional e social, principalmente, quando docentes tem atuado com prática de ensino que buscam apresentar, mesmo que de maneira superficial as questões de gênero e sexualidade em sala de aula. As políticas curriculares ainda possuem lacunas que podem ser contornadas ou reinterpretadas, mas que não necessariamente promovem um debate profundo sobre essas questões. |
| Abstract: | This master's dissertation is linked to Research Line I: Theoretical-Methodological Perspectives for the Teaching of the Human Sciences, within the Graduate Program in Science and Humanities Education (PPGECH) at the Institute of Education, Agriculture, and Environment (IEAA) of the Federal University of Amazonas (UFAM). Supported financially by the Amazonas Research Support Foundation (FAPEAM), the dissertation had the following general objective: to analyze gender issues in the context of municipal public schools in Humaitá – AM, based on teachers’ narratives. The specific objectives were: a) To understand how teaching practices focused on gender issues are constituted in the context of public schools in Humaitá, based on teachers’ narratives; b) To observe how (or if) the curriculum and gender are articulated within the school, according to teachers’ narratives; c) To identify teachers’ conceptions regarding gender identities. The methodology, grounded in qualitative research, adopted as its methodological procedure the reinterpreted narrative interview proposed by Andrade (2012). The theoretical-methodological framework in which this dissertation is situated belongs to the Post-Critical field in Education, negotiating between Cultural Studies and Feminist Studies. The research involved six teachers from the municipal education network of Humaitá, Amazonas. It was conducted between November 2023 and March 2024, following approval by the Research Ethics Committee (CEP), also in November 2023. Based on the narratives produced with the collaborators of this study, and according to the discussions carried out, it was observed that debates on gender and sexuality—especially from a feminist perspective—have a significant impact on educational and social processes. This is particularly evident when teachers engage in teaching practices that attempt, even if superficially, to introduce issues of gender and sexuality into the classroom. Curricular policies still contain gaps that may be bypassed or reinterpreted, but which do not necessarily promote deep and meaningful debate on these topics. |
| ???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
| ???metadata.dc.subject.user???: | Narrativas Docentes Genero e Sexualidade Curriculo Sul dos Amazonas Estudos Culturais |
| Language: | por |
| ???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
| ???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
| ???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá |
| ???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades |
| Citation: | RABELO, Karoline Ribeiro. Questões de gênero nas práticas pedagógicas e curriculares em escolas públicas no sul do Amazonas. 113 pág. Dissertação, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades, Universidade Federal do Amazonas, Humaitá/AM, 2025 |
| ???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
| ???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
| URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11350 |
| Issue Date: | 6-Mar-2025 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| DISS_KarolineRabelo_PPGECH.pdf | 875.56 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


