???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2279
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Noélio Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6346402077635429por
dc.contributor.advisor1Braga, Sérgio Ivan Gil-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2146777152891330por
dc.date.available2015-04-09-
dc.date.issued2005-06-15-
dc.identifier.citationCOSTA, Noélio Martins. Essa música foi feita pra mim: relações amorosas, paixões e cotidiano presentes na música brega em Manaus. 2005. 147 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2279-
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa consiste em enveredar na análise da música popularmente designada como brega , que ora se caracteriza como um estilo musical predominante na região norte. Buscamos historicizar e refletir acerca das múltiplas interpretações a respeito das relações afetivas contidas nesta arte sonora, levando-se em conta o cotidiano daqueles que vivenciam esse tipo de música. Esta pesquisa visa tematizar histórias que se desenrolam nos bares, nas pequenas e grandes casas noturnas, no início ou fim de noite, nos bairros periféricos e nobres, enfim, em variadas matizes que ultrapassam o simples gosto de se ouvir ou dançar o brega, tendo como pano de fundo as relações sentimentais de homens e mulheres. O recorte temporal trabalhado será as décadas de 1980 e 1990, indicado pelo aparecimento de vários cantores, CDs, pedidos de ouvintes nas rádios, shows e entrevistas em jornais de grande porte. Entretanto, quando necessário, não haverá impedimentos para recuos temporais, pois a música brega é construída como derivação de músicas dos anos 60 e 70, como por exemplo, o rock de Elves Presley, ou cantores da jovem guarda, como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Vanderléia. Na abordagem do tema, percebemos o quanto as canções e a bebida alcoólica são fatores de motivação para que pessoas se encontrem, conversem, bebam e contem todas as suas estórias. Entendemos que essa temática poderia se desdobrar para o estudo de vários temas, como: musicalidade, gênero, história, sexualidade, cultura e festa. Não queremos fazer aqui a história da música brega, não é essa a intenção. Queremos explorar outras possibilidades que a música nos dá, analisar como os sujeitos vivenciam e interagem no seu cotidiano com esse tipo de música, ver como essa música denominada como brega também tem algo a transmitir, tem uma historicidade. A música brega capta influências trazidas não só por seus fiéis seguidores, mas envolve uma gama de elementos culturalmente construídos por toda a sociedade. A mulher, como tema principal dessas narrativas musicais, torna-se foco de sentimentos contraditórios nas letras dessas músicas. O amor e o ódio, por exemplo, são sentimentos próximos, tênues, que na música brega são passados de maneira crua, sem muitos subterfúgios. Além das letras de músicas, constituem também fontes de investigação, material iconográfico, bibliográfico e depoimentos orais. Neste último caso, buscou-se dialogar diretamente com os sujeitos do estudo, homens e mulheres que através de um estilo musical, tecem seus sentimentos.por
dc.description.abstractThe current research work consists of leading in the analysis of music popularly designated as brega that characterizes itself as predominant musical style in the north area. We search to report historically and to contemplate concerning the multiple interpretations regarding the affective relationships contained in this sound art, taking into account the everyday life of those who live that type of music. This research seeks to give themes to histories that take place at bars, at small and big night clubs, at the beginning or end of night, in the outlying and noble neighborhoods, finally in varied shades that surpass the simple taste of hearing or dancing the tacky rhythm, tending as backdrop men and women´s relationships. The temporary cutting worked will be decades between 1980 and 1990, suitable for the several singer´s emergence, cd, requests of listeners on the radios, shows and interviews for newspapers of great load. However, when needed, there won´t be obstructions for temporary retreats, since the brega music is built as a derivation of music of the 60´s and 70´s, as Elvis Presley´s rock or the youth´s singers movement in Brazil like Roberto Carlos, Erasmo Carlos and Vanderleia for instance. In the approach of the theme, we noticed how much the songs and the alcoholic drink are motivation factors for people meet themselves, drink and tell themselves all their stories. We understand that this thematic itself could be unfolded for the study of several themes, such as: musicality, gender, history, sexuality, culture and party. We don´t want to do the History of the brega music here, that´s not the intention. We want to explore other possibilities that music gives us to analyse how the subjects live and how they interact with that kind of music, to see how that music known as tacky has also something to transmit, it has history. The brega music captures influences brought not only for its faithful followers, but it involves a range of elements culturally built by the whole society. The woman, as the main theme of those musical narratives, becomes the focus of contradictory feelings in the lyrics of those songs. Love and hate, for instance, are close, fine feelings that in the brega music are passed in a hard way, without many subterfuges. Besides the lyrics of the music, they also constitute investigation sources, iconographical, bibliographical material and oral statements. In this last case, it was searched to talk directly with the subject of the study, men and women that weave their feelings through a musical style.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/7744/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20No%c3%a9lio%20Martins%20Costa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazôniapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCultura popularpor
dc.subjectMúsica bregapor
dc.subjectPopular cultureeng
dc.subjectBrega musiceng
dc.subjectManauseng
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.titleEssa música foi feita pra mim: relações amorosas, paixões e cotidiano presentes na música brega em Manauspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Noélio Martins Costa.pdfDissertação - Noélio Martins Costa.pdf645.16 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.