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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Processos de proteção e vulnerabilidade segundo jovens das cidades Além-Rio
???metadata.dc.creator???: Marinho, Regina Schneider Maciel Fernandes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Costa, Cláudia Regina Brandão Sampaio Fernandes da
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo teve como objetivo conhecer os processos de proteção contra o envolvimento com o ato infracional segundo jovens que estiveram em conflito com a lei, residentes em dois municípios da região metropolitana de Manaus. O referencial teórico adotado alinha-se às chamadas epistemologias pós-modernas, compreendendo os conceitos de proteção, vulnerabilidade e resiliência a partir da abordagem sócio-histórica da Psicologia e do paradigma da complexidade. O Estatuto da Criança e do Adolescente e seu Paradigma da Proteção Integral estabelecem o marco legal desse trabalho. O aumento da demanda para atendimento de jovens destas localidades em programas de intervenção e a necessidade de ampliar e aprofundar as discussões enfocando sujeitos de outras localidades do estado do Amazonas que vivenciam processos ligados a situações de violência, infrações e medidas socioeducativas, justificaram a realização da pesquisa. A mesma teve como diretriz uma abordagem qualitativa, por favorecer uma aproximação com o fenômeno em consonância com perspectiva teórico-epistemológica adotada. Os municípios pesquisados localizam-se a oeste da capital do estado, tendo como principal ligação a Ponte sob o Rio Negro. Os jovens participantes são de ambos os sexos, têm idade entre 15 e 22 anos, residem com suas famílias nos municípios e vivenciaram situações de conflito com a lei netas localidades. A coleta de dados foi feita através de entrevistas semi-estruturadas e análise documental. Utilizou-se estratégias da Grounded Theory ou Teoria Fundamentada a partir do método de Análise de Conteúdo para e interpretação dos dados, possibilitando a categorização e organização do conteúdo e geração de hipóteses como produto final oriundo dos dados colhidos a partir das falas dos jovens. Os resultados encontrados apontam para oito categorias promotoras de vulnerabilidade: amizades erráticas; uso de álcool e drogas; dificuldades escolares; relações conflituosas; migração; precariedade do sistema de garantias de direito e infraestrutura; desemprego e subemprego e disposição psíquica e cinco facilitadoras da proteção: relações afetivas baseadas em aconselhamento e cuidado; autonomia e independência; melhoria do Sistema de Garantia de Direitos; emprego e escola que se vinculam a um projeto de vida e a prática do esporte. Concluiu-se que a compreensão dos processos protetivos implica em entender a vulnerabilidade como face indissociável destes, e que os sentidos de proteção atribuídos pelos jovens refletem maciçamente a realidade do seu meio e concretude das relações que ali se formam.
Abstract: This study aimed to know the processes of protection from involvement with the Act according to young people who have been in conflict with the law, living in two municipalities of the metropolitan region of Manaus. The theoretical framework adopted aligns the so-called postmodern epistemologies, understanding the concepts of protection, vulnerability and resilience from the socio-historical approach of psychology and the paradigm of complexity. The Statute of the child and adolescent and its paradigm of Integral Protection stipulate the legal framework of this work. The increase in demand for young people of these localities in intervention programmes and the need to broaden and deepen the discussions focusing on subjects of other locations in the State of Amazonas that experience processes linked to situations of violence, violations and socio-educational measures, justified the search. The same guideline as a qualitative approach, by favouring an approach with the phenomenon in line with theoretical and epistemological perspective. The municipalities surveyed are located to the West of the State capital, having as main connection the bridge under the Rio Negro. The young participants are of both sexes between the ages of 15 and 22 have years, reside with their families in the cities and have experienced conflict situations with granddaughters locales. Data collection was done through semi-structured interviews and documentary analysis. The strategies was Grounded Theory or theory Based from the method of content Analysis to and interpretation of data, enabling the categorization and organization of content and generation of hypotheses as final product from the data collected from the speeches of the young. The results point to eight categories of vulnerability: promoting friendships erratic; use of alcohol and drugs; school difficulties; conflicting relations; migration; precariousness of law guarantees system and infrastructure; unemployment and underemployment and psychic disposition and five facilitators: affective relationships based in counseling and care; autonomy and independence; improving the system of Guarantee of rights; employment and school that link to a project of life and the practice of the sport. It was concluded that the understanding of protective processes implies understanding the vulnerability as inseparable, and that face the senses of protection assigned by young people reflect the reality of their environment massively and concreteness of relations that are formed.
Keywords: Jovens
Vulnerabilidade
Proteção
Youth
Vulnerability
Protection
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citation: MARINHO, Regina Schneider Maciel Fernandes. Processos de proteção e vulnerabilidade segundo jovens das cidades Além-Rio. 2012. 91 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2294
Issue Date: 11-Dec-2012
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

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