???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2311
Tipo do documento: Dissertação
Título: Descaindo a rede do reconhecimento: as pescadoras e o seguro-defeso na comunidade Cristo Rei no Careiro da Várzea
Autor: Soares, Sara Moreira 
Primeiro orientador: Scherer, Elenise Faria
Resumo: O presente estudo aborda a questão do reconhecimento do trabalho das mulheres na pesca a partir da pesquisa realizada com as pescadoras da Comunidade Cristo Rei, no município do Careiro da Várzea, Amazonas. Dessa forma, tenciona a caracterização das mulheres pescadoras e seu reconhecimento como trabalhadoras da pesca e sua inserção na Política do Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal (PSDPA), bem como a contribuição dessa política em suas formas de reprodução social. A pesca é uma das atividades mais importantes no cotidiano das famílias que habitam as áreas rurais e ribeirinhas da Amazônia, praticada principalmente em rios, lagos, paranás e igapós. Mas a presença feminina na atividade foi historicamente negada, silenciada, e o protagonismo das pescadoras subsumido na ideia de que na pesca as mulheres são apenas ajudadeiras. A partir dos anos 1990, estudos como o de Motta-Maués e Alencar trazem à tona a relevância da presença das mulheres na pesca, mas também destacam a dívida da academia e a carência de estudos sobre as pescadoras. As práticas cotidianas observadas no trabalho de campo e os relatos nas entrevistas evidenciam que as pescadoras da comunidade Cristo Rei vêm aos poucos rompendo com a invisibilidade na pesca, universo descrito eminentemente como masculino. Nessa luta pelo reconhecimento, essas trabalhadoras encontram subsídios na PSDPA, popularmente conhecida como seguro-defeso.
Palavras-chave: Mulheres pescadoras
Seguro-Defeso
Women fishers
Secure closed season
Seguridade social
Careiro da Várzea - Amazonas
Área(s) do CNPq: OUTROS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citação: SOARES, Sara Moreira. Descaindo a rede do reconhecimento: as pescadoras e o seguro-defeso na comunidade Cristo Rei no Careiro da Várzea. 2012. 145 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2311
Data de defesa: 25-Sep-2012
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Sara Moreira Soares.pdfDissertação - Sara Moreira Soares.pdf2,79 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.