Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2321
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo da organização sociopolítica das comunidades ribeirinhas do Rio Unini no Parque Nacional do Jaú - AM
Autor: Bindá, Francileide Moreira Lima 
Primeiro orientador: Chaves, Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues
Resumo: Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo sobre a organização sociopolítica das comunidades ribeirinhas do rio Unini, no Parque Nacional do Jaú. Neste contexto, terá enfoque o esforço coletivo destes agentes sociais em elaborar alternativas que promovam sua emancipação e participação nos processos decisórios que incidem sobre suas condições materiais de existência, através da criação da Associação dos Moradores do Rio Unini (AMORU). Para fundamentar as análises deste trabalho, parte-se da discussão sobre os movimentos sociais e seu papel histórico na construção, articulação e implementação de propostas alternativas para o enfrentamento e superação de problemas sociais. Analisar o contexto onde se inserem os movimentos sociais significa apreendê-los também em sua complexa relação com o Estado, onde, muitas vezes, evidenciam-se interesses contraditórios. De um lado, a luta dos movimentos sociais pela promoção sociopolítica das classes populares. Por outro, o Estado implementa políticas sociais com o objetivo de manter a ordem vigente e assegurar os interesses do capital. No confronto desses interesses emerge uma nova problemática, a crise ambiental, resultante de um processo predatório de uso dos recursos naturais. Esse quadro não se reverte frente às políticas ambientais criadas pelo Estado, pelo contrário se agrava ainda mais, contribuindo para a emergência de novos movimentos sociais: os movimentos ambientalistas. Diante das questões aqui esboçadas, entende-se que a organização sociopolítica dos ribeirinhos do rio Unini, situa-se na questão dos movimentos sociais, e particulariza-se por sua relação com a natureza e presença numa Unidade de Conservação de Proteção Integral, o Parque Nacional do Jaú.
Palavras-chave: Movimentos sociais
Questão ambiental
Políticas sociais e ambientais
Social movements
Social policies
Natinal Park of Jaú
Parque Nacional do Jaú - AM
Área(s) do CNPq: OUTROS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citação: BINDÁ, Francileide Moreira Lima. Estudo da organização sociopolítica das comunidades ribeirinhas do Rio Unini no Parque Nacional do Jaú - AM. 2003. 117 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2003.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2321
Data de defesa: 19-Dez-2003
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Francileide Moreira Lima Bindá.pdfDissertação - Francileide Moreira Lima Bindá.pdf469,85 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.