???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2513
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSeabra, Vlamir do Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5761802559562911por
dc.contributor.advisor1Lima, Roberval Monteiro Bezerra de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0466572603004690por
dc.date.available2015-04-09-
dc.date.issued2011-12-19-
dc.identifier.citationSEABRA, Vlamir do Nascimento. Os impactos do paradigma do conceito de desenvolvimento sustentável na formação do técnico agrícola do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM- Campus Zona Leste. 2011. 106 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2513-
dc.description.resumoNeste trabalho são apresentados os fatores determinantes na formação profissional dos técnicos agrícolas e a influência dos paradigmas do desenvolvimento sustentável na sua qualificação profissional. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados foram entrevistas estruturadas tanto com os técnicos formados, quanto com os formadores, analisando o conteúdo das informações destas entrevista. Nos capítulos teóricos, apresentamse os aspectos históricos sobre a formação dos técnicos agrícolas, relacionados à mudança na relação homem-natureza, os marcos históricos do movimento ambientalista, questões sobre o desenvolvimento sustentável e a influência do paradigma da sustentabilidade na formação profissional. Na conclusão refuta-se a hipótese de que o modelo pedagógico Taylorista- Fordista, com forte enfoque positivista tenha sido superado, pelos modelos sistêmicos, interligados e interdependentes da sustentabilidade.por
dc.description.abstractThis paper presents the determinants in the vocational training of agricultural technicians and the influence of the paradigms of sustainable development in their professional qualification. For this purpose, the procedures used were structured interviews with both trained technicians, as with the trainers, analyzing the information content of these interviews. In the theoretical chapters, presents the historical aspects of the training of agricultural technicians, related to the change in relationship between man and nature, the historical landmarks of the environmental movement, issues of sustainable development and the influence of the paradigm of sustainability in vocational training. In conclusion refutes the hypothesis that the pedagogical model Taylorist-Fordist, with a strong positivist approach has been overcome by systemic models, interconnected and interdependent sustainabilityeng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/10848/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Vlamir%20do%20Nascimento%20Seabra.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/11529/VLAMIR%20DO%20NASCIMENTO%20SEABRA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Estudos Sociaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação Profissionalpor
dc.subjectDesenvolvimento Sustentávelpor
dc.subjectModelo positivistapor
dc.subjectPositivist modeleng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleOs impactos do paradigma do conceito de desenvolvimento sustentável na formação do técnico agrícola do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM- Campus Zona Lestepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Regional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VLAMIR DO NASCIMENTO SEABRA.pdfDissertação1.67 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.