???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2550
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise introdutória do processo de ocupação urbana em Manaus e suas consequências socioambientais: o estudo de caso das comunidades São Pedro, travessa Arthur Bernardes e Bariri
Autor: Fonseca, Jemima Gonçalves Pinto da 
Primeiro orientador: Santana, Genilson Pereira
Resumo: Na cidade de Manaus, a problemática da falta de moradia adequada e suas consequências socioambientais agravaram-se principalmente em dois períodos históricos de desenvolvimento econômico: no final do século XIX, com a comercialização da borracha e em meados do século XX com a instituição da Zona Franca de Manaus e posterior instalação das indústrias do PIM. Em decorrência das ações antrópicas nos leitos dos rios, a qualidade de vida das populações residentes no entorno está seriamente comprometida. O presente trabalho realizou uma análise comparativa do processo de urbanização de três comunidades com características de ocupações irregulares localizadas em bairros consolidados, desde os primórdios de sua colonização até os dias atuais, e os impactos socioambientais decorrentes dessas ações antrópicas, a fim de estabelecer padrões de loteamentos irregulares no município. Foram realizados levantamentos bibliográficos históricos referentes ao início das ocupações, pesquisas em trabalhos anteriores que avaliaram as propriedades físico-químicas nos igarapés que entrecortam as localidades, além da obtenção de registros fotográficos atualizados e submissão de questionários avaliativos em todas as localidades em estudo. Com relação à localização, cada comunidade apresenta sua especificidade geográfica, mas com características semelhantes: iniciaram o processo de ocupação de forma desordenada, com perda da diversidade florística e faunística local e consequente contaminação dos recursos hídricos. Os resultados obtidos permitiram também demonstrar a existência de variáveis similares, tais como gênero, idade, renda, tempo de ocupação, grau de instrução, formas de habitação, além dos indicadores ambientais: ausência de sistema de saneamento básico e irregularidades no abastecimento de água que determinam um padrão no processo de ocupação na cidade de Manaus e apontam fatores, sociais, políticos, culturais e econômicos como contribuintes para o desenvolvimento urbano ineficiente.
Palavras-chave: Urbanização
Recursos Hídricos
Impactos Socioambientais
Comunidades
Ocupações Irregulares
Urban Occupation
Hydrical Resources
Socio-environmental Impacts
Irregular Settlements
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Ciências Agrárias
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
Citação: FONSECA, Jemima Gonçalves Pinto da. Análise introdutória do processo de ocupação urbana em Manaus e suas consequências socioambientais: o estudo de caso das comunidades São Pedro, travessa Arthur Bernardes e Bariri. 2008. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2550
Data de defesa: 13-Oct-2008
Appears in Collections:Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jemima.pdf2,96 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.