???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2596
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O desempenho gerencial no processo de certificação florestal em uma empresa madeireira no Estado do Amazonas: estudo de caso
???metadata.dc.creator???: Guimarães, Jaiandra da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Neliton Marques da
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo deste projeto consistiu em analisar a atuação gerencial da empresa Gethal Amazonas S. A, uma organização florestal, para averiguar seu desempenho quanto ao cumprimento das condicionantes para o sistema de Certificação Florestal. A pesquisa apresenta caráter exploratório, com avaliação dos dados de maneira realista e sistemática, e caráter fenomenológico, relacionado à intuição intelectual, estando presente à consciência do participante do processo, sendo assim, o método qualitativo considerado o mais adequado nessa abordagem. As técnicas utilizadas foram pesquisa documental e entrevistas com aplicação de questionários. A Gethal sofre um momento de adaptações, encontrando assim, grandes dificuldades para realização das condições impostas. O processo requer todo um planejamento financeiro e pessoal, tendo em vista, demandar altos custos, necessitar da atuação ativa dos agentes envolvidos, envolverem estudos complexos exigindo profissionais específicos e parcerias. O desempenho gerencial tem contribuído para o uso mais sustentável dos recursos naturais, madeireiros e não madeireiros, no entanto, como a empresa já executa o processo de certificação há 04 (quatro) anos observa-se que às disfunções encontradas pela certificadora já deveriam ter alcançado um nível de minimização mais significativo que permitissem modificações concretas. A dificuldade em responder efetivamente as condicionantes impostas reside: na necessidade de um empenho mais intenso no sentido de envolver satisfatoriamente todos os públicos em questão com o processo da empresa, na carência de estratégias que mensure o entendimento dos públicos sobre o que é e qual a importância da Certificação, na ausência de um diagnóstico sócio participativo que saía da esfera da superficialidade e nas influências do faturamento da empresa, como flutuação do dólar, barreiras impostas por órgãos ambientais e o próprio mercado europeu que exige a marca CE (Comércio Europeu). A empresa precisa buscar maior efetividade gerencial a fim de responder satisfatoriamente as condicionantes para o bom manejo florestal.
Keywords: Manejo Florestal
Certificação Florestal e Desempenho Gerencial
Forest Management
Forest Certification and Performance Management
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Ciências Agrárias
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
Citation: GUIMARÃES, Jaiandra da Silva. O desempenho gerencial no processo de certificação florestal em uma empresa madeireira no Estado do Amazonas: estudo de caso. 2005. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2005.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2596
Issue Date: 3-Nov-2005
Appears in Collections:Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Jaiandra Guimaraes.pdf349.72 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.