Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2604
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uso de geotecnologia no monitoramento de unidades de conservação: ocupações peri urbanas na Apa margem esquerda do Rio Negro, Manaus
Autor: Nascimento, José Luiz Almeida do
Primeiro orientador: Silva, Neliton Marques da
Resumo: As técnicas de Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas (SIG) têm sido utilizados de forma conjugada em estudos dos recursos terrestres, com especial atenção para o monitoramento das atividades antrópicas e seus impactos ambientais. Neste contexto, o presente trabalho foi desenvolvido tendo como objetivo mapear, através de SIG, os impactos provenientes das diferentes formas de uso do solo no interior da APA Margem Esquerda do Rio Negro Setor Tarumã-Açu/ Tarumã-Mirim. A APA, de 56.793ha, está localizada entre os paralelos 2º 41 44 e 3º 03 37 Latitude Sul e meridianos 60º 03 41 e 60º 18 27 Longitude Oeste, no município de Manaus - Estado do Amazonas. Para análise de dados de sensoriamento remoto utilizou-se imagens do satélite TM Landsat 5 (anos 1990, 1997, 2001,2005 e 2009) e QUICKBIRD (ano 2008), que subsidiaram na construção de uma base cartográfica digital. As referidas imagens foram fundamentais também na quantificação da dinâmica de desmatamento, obtida através do processo de classificação, para o período compreendido entre os anos de 1990 a 2009 e seus respectivos incrementos. O método para classificação foi a de máxima verossimilhança, focando as análises apenas nas classes de floresta, não-floresta e água, além de outras técnicas de análise da base de dados. Para estruturação da base cartográfica digital, utilizou-se o software ArcGis 9.3 e ENVI 4.4, técnicas de geoprocessamento apoiadas nos recursos disponíveis em Sistemas de Informações Geográficas, onde foram analisados aspectos relacionados ao uso e ocupação do solo e cobertura vegetal. Para construção do polígono georeferenciado da unidade foi feito interpretação do seu memorial descritivo, bem como a espacialização das coordenadas geográficas contidas no Decreto de criação e na Lei que altera posteriormente seus limites. Informações do PA Tarumã-Mirim, unidades de conservação, hidrografia, relevo, vegetação e dados coletados em campo através do georeferenciamento com uso de GPS, foram organizadas em um banco de dados geocodificado identificando e espacializando a situação fundiária da APA, bem como, alvos potenciais de degradação ambiental, áreas de preservação permanente, reservas florestais e demais atividades implantadas no espaço geográfico da APA. Tal mapeamento subsidiou a construção de um banco de dados geográficos da unidade, ferramenta fundamental no auxílio à gestão da unidade.
Abstract: As técnicas de Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas (SIG) têm sido utilizados de forma conjugada em estudos dos recursos terrestres, com especial atenção para o monitoramento das atividades antrópicas e seus impactos ambientais. Neste contexto, o presente trabalho foi desenvolvido tendo como objetivo mapear, através de SIG, os impactos provenientes das diferentes formas de uso do solo no interior da APA Margem Esquerda do Rio Negro Setor Tarumã-Açu/ Tarumã-Mirim. A APA, de 56.793ha, está localizada entre os paralelos 2º 41 44 e 3º 03 37 Latitude Sul e meridianos 60º 03 41 e 60º 18 27 Longitude Oeste, no município de Manaus - Estado do Amazonas. Para análise de dados de sensoriamento remoto utilizou-se imagens do satélite TM Landsat 5 (anos 1990, 1997, 2001,2005 e 2009) e QUICKBIRD (ano 2008), que subsidiaram na construção de uma base cartográfica digital. As referidas imagens foram fundamentais também na quantificação da dinâmica de desmatamento, obtida através do processo de classificação, para o período compreendido entre os anos de 1990 a 2009 e seus respectivos incrementos. O método para classificação foi a de máxima verossimilhança, focando as análises apenas nas classes de floresta, não-floresta e água, além de outras técnicas de análise da base de dados. Para estruturação da base cartográfica digital, utilizou-se o software ArcGis 9.3 e ENVI 4.4, técnicas de geoprocessamento apoiadas nos recursos disponíveis em Sistemas de Informações Geográficas, onde foram analisados aspectos relacionados ao uso e ocupação do solo e cobertura vegetal. Para construção do polígono georeferenciado da unidade foi feito interpretação do seu memorial descritivo, bem como a espacialização das coordenadas geográficas contidas no Decreto de criação e na Lei que altera posteriormente seus limites. Informações do PA Tarumã-Mirim, unidades de conservação, hidrografia, relevo, vegetação e dados coletados em campo através do georeferenciamento com uso de GPS, foram organizadas em um banco de dados geocodificado identificando e espacializando a situação fundiária da APA, bem como, alvos potenciais de degradação ambiental, áreas de preservação permanente, reservas florestais e demais atividades implantadas no espaço geográfico da APA. Tal mapeamento subsidiou a construção de um banco de dados geográficos da unidade, ferramenta fundamental no auxílio à gestão da unidade.
Palavras-chave: Sistema de Informação Geográfica
Sensoriamento Remoto
APA margem Esquerda do Rio Negro - Setor Tarumã Açú/Tarumã Mirim
Banco de Dados Geográficos
Geographic Information System, Remote Sensing, APA Left margin of Rio Negro - Setor Tarumã Açú / Tarumã Mirim, Geographical Database
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Ciências Agrárias
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
Citação: NASCIMENTO, José Luiz Almeida do. Uso de geotecnologia no monitoramento de unidades de conservação: ocupações peri urbanas na Apa margem esquerda do Rio Negro, Manaus. 2009. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2604
Data de defesa: 9-Dez-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Disertacao Jose Luiz Nascimento.pdf11,67 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.