???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2645
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoraes, Emelline de Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8662321727341369por
dc.contributor.advisor1Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros-
dc.date.available2013-08-14-
dc.date.issued2010-07-15-
dc.identifier.citationMORAES, Emelline de Melo. A fauna amazônica e seus significados para alunos de escolas públicas de Manaus/Am. 2010. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2645-
dc.description.resumoEste trabalho constitui-se em uma pesquisa sobre os significados da fauna amazônica para estudantes do ensino fundamental de duas escolas públicas de Manaus/Am. A articulação das diversas áreas do saber aqui utilizadas da sociologia, psicologia, antropologia e educação ambiental para a investigação, permitiram-nos captar por diferentes prismas teóricos a construção do mundo simbólico constituídos coletivamente sobre a relação entre humanos e animais. Toma-se aqui como pressuposto a idéia de que as concepções, significados, as visões de mundo, expressam uma visão cultural que irá constituir a forma das pessoas pensarem e agirem em relação aos animais da realidade amazônica. Cada cultura encara e classifica os animais de maneira diferente, fundamenta-se em costumes de cada grupo social. E dentro desse processo de construção dialética entra a educação, pensada por nós como uma prática social que tem um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Constitui-se como objetivo deste trabalho analisar os significados da relação entre humanos e animais com o propósito de ser uma base de conhecimento para novas práticas pedagógicas. Participaram desse estudo 108 (cento e oito) alunos do ensino fundamental (5° ao 9° ano) e 5 (cinco) professores. Os dados foram construídos a partir de análises de questionários e de entrevistas realizadas em grupos. Os participantes relataram conhecer 88 (oitenta e oito) tipos diferentes de animais mostrando uma visão utilitarista com base em concepção antropocêntrica, na qual os animais ainda continuam sendo elementos da natureza a serviço das pessoas, seja para alimentação, ou como funções ecológicas e afetivas para os humanos. A maioria do conhecimento sobre os animais se deu em primeiro nível por meio da televisão, em seguida no meio familiar e em último nível na escola. Os alunos consideraram limitados os assuntos abordados na escola sobre a temática ambiental; sendo que a disciplina de Ciências foi a mais citada como a que mais aborda o tema, além disso, os assuntos sobre meio ambiente são mais discutidos em datas comemorativas. Conclui-se que é necessário estabelecer possibilidades para a mudança das percepções dos adolescentes, ampliando esses conceitos por uma percepção ampla, independente e consciente do mundo no qual os alunos se inserem.por
dc.description.abstractThis work consists of a survey about the meanings of Amazonian fauna of students from two schools of Manaus/Am. The articulation of the various areas of knowledge here used sociology, psychology, anthropology and environmental education research, has allowed us to capture by different prisms theoretical construction of the symbolic world formed collectively about the relationship between humans and animals. Takes up here as a condition for the idea that the conceptions, meanings, worldviews, express a cultural vision that will serve as the way people think and act in relation to Amazon wild animals of reality. Each culture sees and sorts the animals differently, based on customs of each social group. And within this process of constructing dialectics between education, thought by us as a social practice that plays a crucial role in the formation of citizens aware of their rights and duties. Constitutes itself as a goal of this work analyzing the meanings of the relationship between humans and animals with the purpose of being a knowledge base to new pedagogical practices. Participated in this study 108 (one hundred and eight) elementary school students (5 ° to 9 ° year); 5 (five) teachers and 1 (a) qualified educationist. The data were constructed from analyses of questionnaires and interviews conducted in groups. Participants reported knowing 88 (eighty-eight) different types of animals, showing a utilitarian vision based on design anthropocentric in which animals are still being elements of nature at the service of people is for food, or as ecological functions and affective for humans. The majority of knowledge about animals in first level through television, then in the family environment and last level at school. Students found limited issues addressed in the environmental school on the subject; and science discipline was the most cited as the most deals with issues about the environment are further discussed in anniversaries. It is concluded that it is necessary to provide opportunities to change perceptions of teens, extending these concepts for a broad perception, independent and conscious of the world that students fall.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/10251/Emelline%20de%20melo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Agráriaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazôniapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRelação Pessoas/Animaispor
dc.subjectFauna Amazônicapor
dc.subjectEducação e Meio Ambientepor
dc.subjectFor People/Animalseng
dc.subjectAmazonian Faunaeng
dc.subjectEducation and Environmenteng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS AGRÁRIASpor
dc.titleA fauna amazônica e seus significados para alunos de escolas públicas de Manaus/Ampor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Emelline de melo.pdf7.94 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.