???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2750
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Análise e predição de desembarque de characiformes migradores do município de Santarém-PA
???metadata.dc.creator???: Santana, Isabela Feitosa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Freitas, Carlos Edwar de Carvalho
???metadata.dc.description.resumo???: As séries históricas de 11 anos de desembarque das espécies Prochilodus nigricans e Semaprochilodus sp., ocorridas no período de janeiro de 1992 a dezembro de 2002 no município de Santarém-PA, foram utilizadas para análise e predição, juntamente com séries de SOI, SST‟s e níveis hidrológicos dos rios Amazonas e Tapajós. Infelizmente, os dados relativos às séries de desembarque de jaraquis e das cotas do Rio tapajós possuíam missing values, o que impossibilitava a realização de análises e predições, porém, o uso da modelagem de Box & Jenkins permitiu completar essas lacunas. Após as estimações dos missing values, promovemos a análise espectral em todas as variáveis citadas, verificamos ciclos relacionados com os fenômenos El Niño e La Niña, com duração de 2 a 7 anos, notamos que esses eventos influenciaram fortemente na variação do nível dos rios e, conseqüentemente, no desembarque dessas espécies. Notamos, também, aumento dos valores de desembarque nos períodos de 2 a 3 anos. Estes períodos podem estar relacionados à ocorrência de fortes cheias que, provavelmente, geraram o sucesso reprodutivo dessas espécies, levando ao aumento das capturas após 2 ou 3 anos. Outras oscilações foram observadas nos desembarques e nível dos rios, tais como oscilações semi-anuais e intra-sazonais. Sabemos que estas oscilações possuem certa influência sobre as precipitações na região amazônica e, portanto, sobre a pesca, mas ainda são necessários estudos mais apurados para o melhor entendimento dessas oscilações sobre o comportamento da pesca dessas espécies. Os modelos de Box & Jenkins também foram usados para a modelagem de desembarque nos anos de 2003 e 2004, a fim de verificar a eficiência desta ferramenta para predições. Empregamos ferramentas métricas que definem o erro das predições, com isso, observamos que os modelos ARIMA são eficientes na predição para médio e curto prazo (12 meses), no qual o modelo demonstrou bom ajuste nas predições para o ano de 2003 em ambas as espécies.
Abstract: As séries históricas de 11 anos de desembarque das espécies Prochilodus nigricans e Semaprochilodus sp., ocorridas no período de janeiro de 1992 a dezembro de 2002 no município de Santarém-PA, foram utilizadas para análise e predição, juntamente com séries de SOI, SST‟s e níveis hidrológicos dos rios Amazonas e Tapajós. Infelizmente, os dados relativos às séries de desembarque de jaraquis e das cotas do Rio tapajós possuíam missing values, o que impossibilitava a realização de análises e predições, porém, o uso da modelagem de Box & Jenkins permitiu completar essas lacunas. Após as estimações dos missing values, promovemos a análise espectral em todas as variáveis citadas, verificamos ciclos relacionados com os fenômenos El Niño e La Niña, com duração de 2 a 7 anos, notamos que esses eventos influenciaram fortemente na variação do nível dos rios e, conseqüentemente, no desembarque dessas espécies. Notamos, também, aumento dos valores de desembarque nos períodos de 2 a 3 anos. Estes períodos podem estar relacionados à ocorrência de fortes cheias que, provavelmente, geraram o sucesso reprodutivo dessas espécies, levando ao aumento das capturas após 2 ou 3 anos. Outras oscilações foram observadas nos desembarques e nível dos rios, tais como oscilações semi-anuais e intra-sazonais. Sabemos que estas oscilações possuem certa influência sobre as precipitações na região amazônica e, portanto, sobre a pesca, mas ainda são necessários estudos mais apurados para o melhor entendimento dessas oscilações sobre o comportamento da pesca dessas espécies. Os modelos de Box & Jenkins também foram usados para a modelagem de desembarque nos anos de 2003 e 2004, a fim de verificar a eficiência desta ferramenta para predições. Empregamos ferramentas métricas que definem o erro das predições, com isso, observamos que os modelos ARIMA são eficientes na predição para médio e curto prazo (12 meses), no qual o modelo demonstrou bom ajuste nas predições para o ano de 2003 em ambas as espécies.
Keywords: Missing values
ARIMA
Box & Jenkins
Análise espectral
Missing value
ARIMA
Box & Jenkin
Spectral analysis
Prochilodus nigricans
???metadata.dc.subject.cnpq???: RECURSOS PESQUEIROS E ENGENHARIA DE PESCA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Ciências Agrárias
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciências Pesqueiras nos Trópicos
Citation: SANTANA, Isabela Feitosa. Análise e predição de desembarque de characiformes migradores do município de Santarém-PA. 2009. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Pesqueiras nos Trópicos) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2750
Issue Date: 19-Jul-2009
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Pesqueiras nos Trópicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Isabela.pdf1.79 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.