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dc.creatorFreitas, Susy Elaine da Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4706913525349484por
dc.contributor.advisor1Pereira, Mirna Feitoza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3672143405880289por
dc.date.available2015-04-10-
dc.date.issued2013-07-02-
dc.identifier.citationFREITAS, Susy Elaine da Costa. Crítica expandida: um estudo do espaço acústico da crítica cinematográfica na web. 2013. 409 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2770-
dc.description.resumoO cinema se mostra, ao longo de sua história, um fenômeno cultural de grande popularidade. Por sua vez, as mudanças que ele enfrenta nesse percurso também estão intimamente ligadas a essa cultura. Da mesma maneira, a crítica cinematográfica pensa o cinema a partir de um viés teórico levando essas transformações em consideração tanto ao refletir sobre as formas fílmicas quanto na maneira como essa crítica é produzida e veiculada. Nesta dissertação, buscou-se compreender de que maneira a crítica cinematográfica se configura a partir da utilização de redes hipertextuais na web para sua produção, partindo então do ponto de vista dos ecossistemas comunicacionais para compreender um fenômeno que se apresenta em um ambiente comunicacional midiático. Para tal, utilizou-se o conceito de cinema expandido, cunhado por Gene Youngblood (2001), como base para estudar a crítica criada a partir dessas redes em sua complexidade. O conceito de espaço acústico, desenvolvido por Marshall McLuhan (1964; 1971; 1980) também serve de base para pensar o fenômeno comunicacional em toda a sua complexidade e se maneira sistêmica. Foi elaborado um roteiro de observação do site escolhido para o recorte empírico, o Metacritic (http://www.metacritic.com), para a realização da coleta de dados, que aconteceu entre os dias 3 de dezembro de 2012 e 3 de janeiro de 2013, com o intuito de acompanhar a formação da rede hipertextual da crítica veiculada no site. A pesquisa conclui que a crítica cinematográfica na web pode ser pensada como uma crítica expandida que se dá em um espaço acústico, uma vez que está para além de uma espacialidade bidimensional. A performance da leitura feita pelo internauta cria essa crítica expandida através de uma visualidade tátil que permite navegar pelo conteúdo. A fruição da crítica expandida vai além do hipertextual, sendo também sensória, cognitiva e multimídia, implicando em uma experiência, do ponto de vista ecossistêmico, focada em relações.por
dc.description.abstractThroughout its history, cinema has been a cultural phenomenon of great popularity. On the other hand, the changes it faces along the way are also closely linked to that culture. Likewise, film criticism studies cinema from a theoretical bias taking such transformations into account when its productions is about both filmic forms and the way film criticism is produced and disseminated. In this thesis, one sought to understand how the film criticism is configured from the use of hypertext networks on the web for its production, starting from the point of view of Comuncational Ecosystems to understand a phenomenon that presents itself in an mediatic communication environment. With such purpose, one used the concept of Expanded Cinema, coined by Gene Youngblood (2001), as a basis for studying film criticism created from these networks in their complexity. The concept of Acoustic Space, developed by Marshall McLuhan (1964, 1971, 1980), also provides the basis for thinking about the communication phenomenon in all its complexity and in a systemic way. It was elaborated an observation script for the site chosen for the empirical cut, Metacritic (http://www.metacritic.com) to perform a data collection, which took place between 3 December 2012 and 3 January 2013, in order to monitor the formation of the hypertext network of the film criticism posted on the site. The research concludes that film criticism on the web can be thought as Expanded Criticism that takes place in an acoustic space, since it is beyond a two-dimensional spatiality. The performance of the reading done by the internet user creates this expanded criticism through a haptic visuality that allows one navigate through the content. The enjoyment of expanded criticism is beyond its hypertextual nature and it is also sensory, cognitive and multimedia, implying an experience, from the ecosystemical standpoint, focused on relations.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/8815/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Susy%20Elaine%20da%20Costa%20Freitas.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências da Comunicaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEcossistemas comunicacionaispor
dc.subjectAmbiente comunicacional midiáticopor
dc.subjectCrítica expandidapor
dc.subjectCinema expandidopor
dc.subjectEspaço acústicopor
dc.subjectCommunicational ecosystemseng
dc.subjectMediatic communication environmenteng
dc.subjectExpanded criticismeng
dc.subjectExpanded cinemaeng
dc.subjectAcoustic spaceeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃOpor
dc.titleCrítica expandida: um estudo do espaço acústico da crítica cinematográfica na webpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ciências da Comunicação

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