???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2784
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Lugar e representação: um estudo sobre o bairro do Abial no município de Tefé/AM
???metadata.dc.creator???: Santos, Raimundo Nonato Freitas dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nogueira, Amélia Regina Batista
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho é fruto de algumas reflexões obtidas quando ainda morava na cidade de Tefé/AM na época em que cursava graduação em Geografia. Compreender qual a imagem construída pelos moradores da cidade de Tefé sobre o bairro do Abial e saber como os moradores do referido bairro se sentem quando são discriminados foi nossa principal intenção. Participaram da pesquisa vinte e três moradores, todos com idade superior a quinze anos, alguns moradores do bairro do Abial, outros de outros bairros, com o objetivo de demonstrar a percepção sobre o bairro, tanto dos moram quanto dos que não moram. Os mapas mentais nos auxiliaram no acesso ao mundo vivido de cada indivíduo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na perspectiva fenomenológica da Geografia. Esta pesquisa contribui para que este bairro seja compreendido tanto pela sua imagem positiva quanto negativa, contribui também para a compreensão da relação de identidade existente ou não com relação aos que moram no bairro, enquanto os moradores mais antigos se orgulham de identificarem-se como pertencentes ao bairro, alguns, geralmente os mais jovens, se identificam com moradores de outros bairros quando indagados sobre o lugar onde moram, mudando às vezes seu próprio nome.
Abstract: Este trabajo es el resultado de unas reflexiones obtenido mientras vivía en la ciudad de Tefé/AM en el momento de asistir graduado en Geografía. Entender que la imagen construida por residentes de la ciudad sobre el barrio Abial de Tefé y cómo los residentes de ese vecindario se siente cuando son discriminados era nuestra intención principal. Los participantes fueron veinte y tres residentes, todos ellos mayores de quince años, algunos residentes del barrio de Abial, otros de otros distritos, con el objetivo de demostrar la percepción del barrio, tanto de los que viven como los que no viven. Los mapas mentales auxiliaron en el acceso al mundo vivido del individuo. Se trata de una investigación cualitativa, la perspectiva fenomenológica de la geografía. Esta investigación contribuye a este barrio que sea entendido por su imagen, tanto positivas como negativas, también contribuye a la comprensión de la relación que existe identidad o no con respecto a los que viven en el barrio, mientras que los residentes de mayor edad se sienten orgullosos de identificarse como pertenecientes el barrio, algunos identifican, por lo general lo más jóvenes, con los habitantes de otros barrios cuando se les pregunta donde viven a veces, cambiando su nombre.
Keywords: Percepção
Mundo Vivido
Lugar
Identidade
Mapas Mentais.
Percepción
Mundo Vivido
El Lugar
La Identidad
Los Mapas Mentales.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Geografia
Citation: SANTOS, Raimundo Nonato Freitas dos. Lugar e representação: um estudo sobre o bairro do Abial no município de Tefé/AM. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2784
Issue Date: 26-Nov-2012
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Raimundo Nonato.pdf4.49 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.