Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2867
Tipo do documento: Dissertação
Título: Relações e trajetórias sociais de jovens Baniwa na escola pamáali no Médio Rio Içana, Noroeste Amazônico
Autor: Diniz, Laise Lopes 
Primeiro orientador: Pereira, Maria Luiza Garnelo
Resumo: Esta pesquisa integra a área de estudos etnográficos na Antropologia Social, tem como foco as trajetórias de vida de jovens indígenas formados na escola Pamáali, uma comunidade escolar do médio rio Içana, na Terra Indígena do Alto Rio Negro, no município de São Gabriel da Cachoeira/AM. A produção escrita toma por base o enfoque de Sahlins (1999, 2007), que aponta que à medida que as categorias culturais são postas em prática podem ser reavaliadas e adquirir novos significados. Tem como objeto central analisar as trajetórias de jovens Baniwa/Coripaco escolarizados segundo propostas de ensino culturalmente sensíveis, buscando apreender a compreensão de membros (velhos e jovens) do grupo Baniwa/Coripaco, no contexto atual sobre o que é ser jovem . Trata-se de um estudo que se aproxima da noção de biografia do sujeito e de sua sociedade, abordada através da imagem de si próprio ou da construção elaborada e fundamenta-se na etnografia, concebida como uma hermenêutica, que tem como finalidade a tradução da cultura (GEERTZ, 1988). O trabalho tomou como eixo principal a descrição do processo de escolarização desenvolvido pelos Baniwa/Coripaco e as estratégias que articulam tal formação escolar aos valores da formação da pessoa Baniwa/Coripaco, e à construção do gênero, o que envolve conhecimentos míticos, técnicos, políticos e morais. E por fim, descrevo as experiências vivenciadas pelos jovens que passaram pela formação escolar diferenciada oferecida na Pamáali, considerando as relações vividas no ambiente da escola e como estas configuraram suas escolhas e trajetórias depois de concluída a escolarização
Palavras-chave: Indios sul-americanos
Noroeste amazônico
Indios Baniwa
Educação escolar
Juventude
South american indigenous people
Northwest of amazon
Baniwa indians
Indigenous school education
Youth
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Museu Amazônico
Programa: Programa de Pós-graduação em Antropologia Social
Citação: DINIZ, Laise Lopes. Relações e trajetórias sociais de jovens Baniwa na escola pamáali no Médio Rio Içana, Noroeste Amazônico. 2011. 214 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2867
Data de defesa: 18-Nov-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Antropologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Laise Diniz.pdf3,38 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.