???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2893
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sistema multiagente para apoiar a percepção e o acompanhamento de atividades em ambientes virtuais de aprendizagem
Autor: Alencar, Marcio Aurélio dos Santos 
Primeiro orientador: Magalhães Netto, José Francisco de
Resumo: Com a disseminação do uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) por diversas instituições de ensino, notadamente em cursos de Educação a Distância, a tarefa de acompanhamento das atividades dos alunos por tutores e mediadores para atingir níveis de qualidade têm sido um trabalho cada vez maior. Realizar o acompanhamento dos alunos nessas novas tecnologias, requerer novas reflexões e posturas de educadores nestes ambientes e novas soluções por parte dos projetistas desta classe de sistemas. Esta dissertação descreve arquiteturas baseadas em Sistemas Multiagente, focadas no conceito de percepção, criadas para auxiliar alunos e tutores na conclusão e acompanhamento de atividades em cursos de Educação a Distância. Os sistemas implementados seguindo as arquiteturas propostas auxiliam alunos e tutores por meio de um fórum de discussão, sanando dúvidas sobre o curso, além de recomendar a realização de atividades que o aluno não tenha concluído, favorecendo o bom andamento do curso e a colaboração entre os demais participantes. Cada arquitetura proposta teve um protótipo implementado e avaliado, resultando em propostas de melhorias na versão seguinte. Os resultados obtidos durante as experimentações demostram a importância do uso de Sistemas Multiagente em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, apoiando a execução de atividades dos cursistas e o acompanhamento por parte dos tutores.
Abstract: With the widespread use of Virtual Learning Environments (VLE) in various educational institutions, usually in education courses distance, the task of monitoring the activities of students per guardians and mediators to achieve levels of quality have been a increasing work. To follow up the students in these new technologies require new thinking and attitudes of educators in these environments and new solutions by the designers of this class of systems. This paper describes architectures based on Multiagent Systems, focused on the concept of perception, designed to assist students and tutors on completion and monitoring of activities in distance education courses. The systems implemented according to the proposed architectures, help tutors and students through a discussion forum, solving doubts about the course and recommend the realization of activities that the student has not completed, favoring facilitating the smooth running of the course and collaboration among the other participants. Each proposed architecture there was a prototype implemented and evaluated, resulting in proposals for improvements in the next version. The results obtained during the experiments demonstrate the importance of using Multi-agent Systems in Virtual Learning Environments, supporting the realization of activities of the course participants and monitored by the tutors.
Palavras-chave: Sistemas multiagente
Ambiente virtual de aprendizagem
AIML
JADE
Multi-agent systems
Virtual learning environment
AIML
JADE
Moodle
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Instituto de Computação
Programa: Programa de Pós-graduação em Informática
Citação: ALENCAR, Marcio Aurélio dos Santos. Sistema multiagente para apoiar a percepção e o acompanhamento de atividades em ambientes virtuais de aprendizagem. 2011. 94 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2893
Data de defesa: 19-Dec-2011
Appears in Collections:Mestrado em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Marcio Aurélio dos Santos Alencar.pdfDissertação - Marcio Aurélio dos Santos Alencar.pdf1,62 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.