???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2946
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Um método para auxílio do ensino de simulação de redes de computadores apoiado em UML
Other Titles: A method for teaching support of Computer Web Simulation based on UML
???metadata.dc.creator???: Kashimura, Yasue 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mota, Edjair de Souza
???metadata.dc.description.resumo???: A comunicação entre dispositivos portáteis está tornando-se essencial no nosso cotidiano, proporcionando mobilidade e acesso a serviços independentemente de onde estão localizados. A grande diversidade de elementos tais como agentes de conexão, protocolos de roteamento, alterações topológicas e medição da qualidade de serviço da rede envolvidos nesse ambiente tornam a modelagem dos problemas em redes Ad Hoc uma tarefa difícil. A simulação é uma atividade importante, nesse contexto, porém existem dificuldades quanto ao processo de elaborar modelos de simulação. A área da Engenharia de Software pode miminizar as dificuldades encontradas na utilização de ferramentas de simulação. O objetivo deste trabalho é apresentar um método para auxiliar o ensino de simulação de redes de computadores a partir de modelos de cenários representados através das técnicas de modelagem empregadas na Engenharia de Software. Estas técnicas envolvem diagramas e mecanismos de extensões encontrados em ferramentas de modelagem, que permitem a conversão dos modelos descritos em UML no padrão XMI, proporcionando a geração de um script OTcl na sintaxe do Network Simulator. Além disso, espera-se que este trabalho auxilie na metodologia para descrever um cenário para simulação de redes Ad Hoc especificamente.
Abstract: The communication between portable devices is becoming essential in our life, offering mobility and access to services independent of where are located. The large diversity of members such as agents, routing protocols, topologies changes and measure of services of quality of network involved in this environment become the modeling of the problems in Ad Hoc networking a hard task. The simulation becomes an important task in this context, however there are difficulties as for the process to elaborate models of simulations. Software Engineering can minimize the difficulties found in the use of simulation tools. The purpose of this work is to propose an environment to assist the teaching of simulations of systems from models of networking being represented through of the modeling techniques employed in the Software Engineering. These techniques involve diagrams and extension mechanisms used in modeling tools that let a conversion the models described in UML to XMI pattern, giving a generation of a OTcl script in the syntax of the network simulator. Besides, it expects this work assists in the methodology to describe a scene to simulation of Ad Hoc networks.
Keywords: Simulação de Redes
Computadores Apoiado em UML
Simulação de Redes
Computadores Apoiado em UML
Computer Web Simulation
UML
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Computação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Informática
Citation: KASHIMURA, Yasue.Um método para auxílio do ensino de simulação de redes de computadores apoiado em UML. 2006. 146 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2006.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2946
Issue Date: 13-Sep-2006
Appears in Collections:Mestrado em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Yassue Kashimura.pdf1.42 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.