???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3290
Tipo do documento: Dissertação
Título: Implementação de uma solução modular e escalável das funções DAED para o nível 2 do sistema de sinalização por canal comum número 7 usando dispositivos de lógica programável
Autor: Lima, Hillermann Ferreira Osmídio 
Primeiro orientador: Costa Filho, Cícero Ferreira Fernandes
Resumo: Esta dissertação apresenta uma implementação em VHDL da camada MTP-2 da SS7, parte Low, em conjunto com uma Matriz de Comutação Programável de modo a constituir, da forma mais genérica possível, uma solução modular, portável (reutilizável) e escalável para poder ser usada em várias tecnologias e em equipamentos de telecomunicações com diferentes arquiteturas e capacidades. Como contribuições paralelas do trabalho destacam-se: o desenvolvimento de uma metodologia para implementação em VHDL de circuitos digitais a partir de uma descrição visual com o uso de fluxogramas; a proposta de uma técnica de geração de vetores de forma aleatória usando o software MATLAB para simulação e validação de circuitos digitais usando linguagem de descrição de hardware, permitindo a detecção de condições de falha que dificilmente seriam avaliadas com vetores gerados de forma manual. Como resultado, este trabalho gerou artefato de utilização prática, apresentando um considerável aumento na capacidade de tratamento de Enlaces SS7 de equipamentos de telecomunicações, quando comparado com trabalhos realizados anteriormente.
Abstract: This dissertation presents an implementation in VHDL of the MTP-2 layer of SS7, Low part, together with a Programmable Switching Matrix, to reach, as more generic as possible, a modular, portable (reusable) and scalable solution to be used in various technologies and telecommunications equipments with different architectures and capabilities. As parallel contributions, this work includes: the development of a methodology for implementing digital circuits in VHDL based on a visual description using flowcharts; the proposing of a technique for generating random vectors using the MATLAB software for simulation and validation of digital circuits using hardware description language, allowing the detection of fault conditions that would hardly be evaluated with manually generated vectors. As a result, this work generated practical use artifact, presenting a substantial increase capacity on treatment of SS7 links in telecommunications equipments, when compared with previous related works.
Palavras-chave: SS7
Descrição de hardware
Hardware description
Área(s) do CNPq: ENGENHARIAS: ENGENHARIA ELÉTRICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Citação: LIMA, Hillermann Ferreira Osmídio. Implementação de uma solução modular e escalável das funções DAED para o nível 2 do sistema de sinalização por canal comum número 7 usando dispositivos de lógica programável. 2012. 136 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3290
Data de defesa: 18-Dec-2012
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Hillermann F. O. Lima.pdf1,78 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.