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Tipo do documento: Dissertação
Título: Proposta de um jogo didático de gestão da produção
Autor: Batista, Carla Sena 
Primeiro orientador: Oliveira, Fabiana Lucena
Resumo: Nas indústrias, as decisões mais relevantes estão relacionadas às questões que dizem respeito ao processo produtivo, como: planejamento e controle de produção, tempo de processos, controle de qualidade e contabilidade dos custos produtivos. Para tomada de decisões nas áreas relacionadas à produção, existe a necessidade de uma análise detalhada dos elementos dos processos produtivos industriais que geralmente são considerados complexos pelos acadêmicos durante a graduação de Engenharia de Produção. Muitos são os estudos realizados sobre a deficiência na formação acadêmica de profissionais das mais diversas áreas do conhecimento. Em seu estudo sobre estratégias de ensino-aprendizagem, Bordenave e Pereira (2008), comentam sobre as deficiências no ensino superior, considerando aspectos relacionados ao professor, aos programas de estudo, aos métodos, instalações e materiais de ensino, aos alunos, às formas de avaliação da aprendizagem e às condições institucionais que afetam o ensino. No que se refere aos métodos, os autores citados comentam sobre o emprego excessivo da preleção ou aula expositiva, com baixíssima participação dos alunos. A utilização dos jogos, enquanto simulação empresarial, na educação se contrapõe a metodologia tradicional de ensino, pois se trata de um exercício sequencial de tomada decisão, estruturados dentro de um modelo de conhecimento empresarial, em que os participantes se envolvem. Inserido no contexto da importância que representa o entendimento de questões relacionadas com sistemas de produção, e da técnica de jogos de empresas como ferramenta facilitadora na aprendizagem destas questões, o Jogo do Barco proposto por Pantaleão et al. (2003) constitui-se em um instrumento simples, no entanto o mesmo não apresenta os parâmetros suficientes para uma análise gerencial ampla do cenário produtivo assim como uma sequência didática para explanação dos conceitos relacionados a produção, custos e qualidade. O presente estudo consiste na adaptação de um jogo já existente, o Jogo do Barco, propondo assim para este jogo a inclusão de parâmetros relacionados à qualidade, produtividade e custos de maneira que facilite a aprendizagem desses conceitos na graduação em Engenharia de Produção. Vale ressaltar que a abordagem escolhida para tratativa dos custos se constitui de maneira simples para que se possa aplicar o jogo com iniciantes e concluintes do curso de graduação em Engenharia de Produção. Quanto à natureza, a pesquisa se classifica como aplicada, uma vez que se trata da proposta e aplicação de um jogo facilitador para o aprendizado de conceitos relacionados à produção, qualidade e custos na graduação da Engenharia de Produção. Do ponto de vista de seus objetivos, se trata de uma pesquisa descritiva, uma vez que visa descrever uma nova ação para o Jogo do Barco e pode também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza. No jogo proposto apresentaram-se três cenários, assim como um roteiro para jogo, regras e planilhas de acompanhamento para registro de resultados durante sua aplicação. Buscou-se representar com o Jogo Proposto a simulação de parte da realidade de um processo de produção de barquinhos de papel para tornar situações ocorridas no jogo, passíveis de comparações com casos reais
Abstract: In industries, the most relevant decisions are related to issues concerning the production process, such as planning and production control, process time, quality control and production costs accounting. For decision-making in areas related to production, there is need for detailed analysis of the elements from the industrial processes, they are usually considered complex by scholars during the graduation of production engineering. there are many studies on disability in the academic training of professionals from various fields of knowledge. In his study of teaching and learning strategies, Bordenave & Pereira (2008), commenting on the shortcomings at graduation, considering aspects related to the professor, the curriculum, methods, facilities and teaching materials, students, the ways learning assessment and institutional conditions that affect learning. Regards the methods, the authors cited comment on the overuse of the lecture, with really low participation of students. The use of games, while business simulation, education is opposed to the traditional method of teaching, because it is an exercise of sequential decision making, within a structured model of corporate knowledge, in which participants are engaged. based on the context of the importance that represents the understanding of issues related to production systems, and the technique of business games as tool facilitating the learning of these issues, the game of the boat proposed by pantaleon et al. (2003) consists in a simple artefact, but still doens´t show enough parameters of a substance management analysis of the productive scenario like an instructional sequence for explaining the concepts related to production, costs and quality. this study is the adaptation of an existing game, the game of the boat, the proposing is include parameters related to quality, productivity and costs in a manner that facilitates the learning of these concepts in the graduation in production engineering. it is important mention that the approach chosen for cost is quite simple, just to be able to apply the game to beginners and graduating from the undergraduate degree in production engineering. the survey is classified as applied, since it is the proposal and use of a game assistant for learning concepts related to production, quality and costs in the graduation of production engineering. from the standpoint of its objectives, it is a descriptive, since it seeks to describe a new action game for the boat and may also establish correlations between variables and define its nature. proposal in the game are three scenarios, as well as one script for the game, rules and monitoring sheets to record results during its application. we tried to represent with the proposed game simulation is the reality of a production process to make paper boats situations arising in the game, capable of comparisons with real cases.
Palavras-chave: Jogos
Engenharia de Produção
Qualidade
Games
Production engineering
Quality
Área(s) do CNPq: ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
Citação: Batista, Carla Sena. Proposta de um jogo didático de gestão da produção. 2011. 83 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3515
Data de defesa: 12-Dec-2011
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia de Produção

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