???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3529
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarques, Andressa Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363028965918242por
dc.contributor.advisor1Santos, Andreia Brasil-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/336957036843490por
dc.date.available2013-10-07-
dc.date.issued2011-12-16-
dc.identifier.citationMarques, Andressa Oliveira. Indicadores para a logística de transporte no plano de desenvolvimento preliminar na formalização de arranjos produtivos locais. 2011. 97 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3529-
dc.description.resumoNo mundo contemporâneo o conceito de globalização gera novas formas de organizações produtivas, uma delas são os Arranjos Produtivos Locais APLs, os quais contribuem, dentre outros aspectos, para o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico do contexto aos quais se vinculam, notadamente se este encontra-se em país em desenvolvimento. No Brasil, país que possui tal característica, o governo federal criou setor específico voltados aos APLs, o que fez com que vários Estados da federação os adotassem. No estado do Amazonas a formalização dos APLs adota as diretrizes nacionais, ou seja, a formalização segue o que preconiza o Plano de Desenvolvimento Preliminar PDP, notadamente no que diz respeito a seus atuais indicadores e que são: acesso a mercado interno e externo; formação e capacitação; governança e cooperação; investimento e financiamento; qualidade e produtividade e, ainda, tecnologia e inovação. Contudo, tais indicadores, por serem estabelecidos sem contemplar as especificidades locais, revelam-se insuficientes. Portanto tendem a resultar em constatações, lamentavelmente a posteriori, que inviabilizam a formalização do APL pretendido, resultando em prejuízos de diversas ordens tais como: de tempo, de recursos financeiros e humanos e, principalmente, de trabalho, dentre outros. Além do mais, nota-se que os indicadores atualmente levados em consideração não contemplam de modo direto e explícito nem a logística nem o transporte, vital para o escoamento da produção em região como a do estado do Amazonas, no qual os diferentes modais, com destaque para o hidroviário, apresentam especificidades. Tal ocorrência permite apresentar a seguinte pergunta problematizadora: Quais os indicadores, com ênfase na logística de transporte, devem ser acrescidos àqueles já existentes no PDP de modo a contribuir irreversivelmente na criação dos APLs? Em decorrência de tal problematização o objetivo geral do trabalho é propor a inclusão de indicadores de logística de transporte no PDP, contemplando as características geográficas locais, que contribuam para aumentar a eficiência no processo de formalização dos APLs no estado do Amazonas. Portanto, isto faz com que a pesquisa seja identificada e classificada, a um só tempo, como exploratória e descritiva. Ademais, é pesquisa bibliográfica, qualitativa e, sobretudo, aplicada, neste último caso porque, como ensina a metodologia científica, a pesquisa visa contribuir para fins práticos em relação ao que é estudado. Os resultados encontrados apresentam como indicadores de logística de transporte identificados os seguintes: distância da localidade origem/destino; infraestrutura; tempo de viagem; concepção das embarcações; equipamentos para remoção de cargas e pontos de distribuição/venda. Tais indicadores, inclusive, também dão suporte a uma matriz. A principal conclusão é que os indicadores refletem as especificidades, sobretudo geográficas, existentes no estado do Amazonas e, portanto, contribuem com o PDP no processo de formalização dos APLspor
dc.description.abstractIn a contemporary world the concept of globalization creates new forms of productive organizations such as Arranjos Produtivos Locais APL s (Local Productive Arrangements LPAs), which contribute, among other things, to the social-economic and technologic development of the context to which it is linked, especially if it is located in a developing nation. In Brazil, a country with such characteristics, local government created a specific sector dedicated to the APL s, driving several states to adopt them. In Amazonas State, establishing a APL observes federal rules, meaning that it follows a Plano de Desenvolvimento Preliminar PDP (Preliminary Development Plan), especially in regards to its current indicators which are: access to domestic and external markets; training and enabling, governance and cooperation, investment and financing, quality and productivity and technology and innovation. However, these indicators present themselves insufficient, also due to the fact that they don t consider local characteristics. Therefore they tend to result in conclusions, unfortunately in posteriori, that turn impracticable to form an APL, driving to several kinds of losses such as waste of time, financial and human resources, work, among others. Also, it is clear that the indicators currently taken in consideration do not directly include neither the logistics, for the transport factors, which are vital to the distribution of local production in a region such as Amazonas, in which the different cargo modes, especially waterway, have difficulties. This fact allows us to present this problematizing question: What indicators, with emphasis in transportation logistics, must be added to the existing ones, in a way to irreversibly contribute to the creation of APLs? In the advent of such problematization, the objective of this paper is to propose the inclusion of transportation logistics indicators to PDP, considering the local geographic characteristics that help to increase efficiency in the process of the formalization of APLs in the State of Amazonas.Therefore, it helps to identify and classify this research as scientific, exploratory and descriptive at the same time. Moreover, it is bibliographic, qualitative and, above all, applied research. In this last case because it teaches us the scientific methodology, the research aims to contribute to practical ends in relation to what is studied. The found results show the following transportation logistics indicator: distance from origin to destination, infrastructure, travel time, vessel designs, cargo-lifting equipment and point of distribution/sales. Such indicators also support a matrix. The main conclusion is that the indicators show specificities, mainly geographic, that exist in Amazonas and, therefore, may contribute to PDP in the process of APSs formalizationeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/9192/Andressa%20Oliveira%20Marques.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Tecnologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIndicadores de logísticapor
dc.subjectLogística de transportepor
dc.subjectArranjos produtivos locaispor
dc.subjectIndicators of logisticseng
dc.subjectTransport logisticseng
dc.subjectLocal production arrangementseng
dc.subject.cnpqENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃOpor
dc.titleIndicadores para a logística de transporte no plano de desenvolvimento preliminar na formalização de arranjos produtivos locaispor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andressa Oliveira Marques.pdf2.06 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.