???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3724
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Elissandra Lopes Chaves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2115945874848981por
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Maria Luiza Ugarte-
dc.date.available2015-04-09-
dc.date.issued2012-03-23-
dc.identifier.citationLIMA, Elissandra Lopes Chaves. Dimensões da república das letras no Amazonas: a intelectualidade Gymnasiana em Manaus (1900-1930). 2012. 202f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3724-
dc.description.resumoA dissertação pesquisa a trajetória de estudantes gymnasianos da classe média de Manaus-AM no mundo das letras, abordando alguns entraves na formação do sistema educacional durante a passagem do Império para a República, por meio da imprensa estudantil gymnasiana , que veiculava a militância política e ideológica da classe. Para tanto, usamos procedimento de investigação que associa o contexto nacional e o regional. Em 1915, os obstáculos às mudanças no ensino tornaram-se alvo dos protestos dos gymnasianos envolvidos com a imprensa estudantil, apoiando ou não as oligarquias locais. Em 1930, em represália à força policial, foi deflagrado um motim, promovido pelos gymnasianos , motim que foi instigado pelos estudantes remanescentes através dos jornais locais e que ficou conhecido como "Revolução Gymnasiana de 1930 . Desse modo, a documentação compulsada jornais, inquéritos escolares, ofícios, relatórios, mensagens governamentais, entre outros permitiu-nos questionar o consenso existente entre alguns historiadores e escritores locais sobre o acontecimento.por
dc.description.abstractThis dissertation intends to analyze the trajectory of middle-class gymnasianos students of Manaus (capital of Amazonas, Brazil) in the literate world, addressing some barriers in the foundation of the educational system during the transition from Empire to the Republic through the gymnasiana student press that publicized the political and ideological militancy of the class. Thereby, it has been used an investigational procedure that associates national and regional context. In 1915, obstacles to changes in education have become the target of protests by gymnasianos involved with the student press, whether they were in favor or against the local oligarchies. In 1930, in retaliation to the police, a riot was triggered by the gymnasianos , it was instigated by the remaining students through the local newspaper and became known as the Gymnasiana revolution of 1930 . Therefore, the consulted documentation, such as newspapers, school surveys, reports, government messages, among others, has allowed us to question the consensus between some historians and local writers about this event.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/8535/Elissandra%20L%20Chaves%20Lima.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectManaus (AM)por
dc.subjectPrimeira Repúblicapor
dc.subjectEnsino secundáriopor
dc.subjectInstrução públicapor
dc.subjectImprensa Gymnasianapor
dc.subjectVida intelectualpor
dc.subjectManaus (AM), History, First Republiceng
dc.subjectSecondary Educationeng
dc.subjectPublic Instructioneng
dc.subjectPress Gymnasianaeng
dc.subjectIntellectual lifeeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: HISTÓRIApor
dc.titleDimensões da república das letras no Amazonas: a intelectualidade Gymnasiana em Manaus (1900-1930)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elissandra L Chaves Lima.pdf2.09 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.