???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3751
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Em Busca da Terra: Migração, Organização e Resistência na Política de Colonização no Sudeste de Roraima (1970-1990)
???metadata.dc.creator???: Santos, Maria José dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pinheiro, Luís Balkar Sá Peixoto
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação buscou refletir sobre o processo de migração dos trabalhadores e trabalhadoras rurais para a Perimetral Norte, no período de 1975 a 1990. A migração foi analisada enquanto estratégia de resistência frente a um longo processo de expropriação da terra em seus estados de origem. Esta interpretação foi proporcionada pela utilização da História Social que viabiliza o estudo das múltiplas formas de organização, resistências e luta, valorizando a identidade e a experiência como parte da reflexão investigativa do processo de migração. Para este processo de construção social do migrante enquanto sujeito transformador de sua história, para esta investigação foi importante a utilização da história de vida. Buscou-se ainda evidenciar como ocorreu o processo de colonização e criação dos Projetos de assentamento Jauaperi e Jatapu, assim como a transformação espacial da Perimetral Norte com o surgimento das vilas e aglomerados. As estratégias de sobrevivência foram analisadas enquanto resultado de conflitos, contradições e decisões construídas no tempo, no espaço e no cotidiano dos migrantes. Após o acesso à terra, as vicinais e o lote tornaram-se o espaço de convivência e surgimento da (re) organização de suas vidas. A relação destas experiências com as raízes de sua organização social e política proporcionou o fazer histórico. A mudança desta nova realidade que para muitos era a realização de um sonho, para outros, a realidade encontrada era pior que a anterior, foi única, inigualável na vida destes. A pesquisa utilizou como fontes a história oral, os arquivos dos órgãos públicos e os arquivos particulares dos entrevistados.
Keywords: Migração
Assentamento Agrário
Migration
Establishment
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: HISTÓRIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em História
Citation: SANTOS, Maria José dos. Em Busca da Terra: Migração, Organização e Resistência na Política de Colonização no Sudeste de Roraima (1970-1990). 2010. 240 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3751
Issue Date: 28-Oct-2010
Appears in Collections:Mestrado em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Maria Jose.pdf2.08 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.