???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3912
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMello, Marcello Mazzaro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7766005016919115por
dc.contributor.advisor1Freitas, Marilene Corrêa da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4187449641949679por
dc.date.issued2014-05-29-
dc.identifier.citationMELLO, Marcello Mazzaro de. Paradigmas da educação: os polos antagônicos de Pierre Bourdieu e Raymond Boudon. 2014. 153 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3912-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo compreender as posições divergentes entre a teoria da reprodução social de Pierre Bourdieu e a teoria das escolhas racionais de Raymond Boudon. As teorias que envolvem a sociologia da educação são colocadas frequentemente em polos opostos na relação indivíduo/sociedade. De um lado, o campo da ação subjetivamente motivada, das escolhas individuais racionais, representado por Raymond Boudon, tornou-se conhecido como individualismo metodológico. Por outro lado, a perspectiva inversa, holista, oriunda de contextos macrossociológicos relacionada à dimensão das estruturas coletivas, representada por Pierre Bourdieu, conhecida como estruturalismo. Na tentativa de compreender as divergências dessas duas teorias, a investigação está apoiada em metodologias relacionadas aos estudos bibliográficos, assim como àqueles concernentes aos estudos comparativos de obras e autores. Para o entendimento das teorias da sociologia da educação, as abordagens são antecedidas por uma síntese da história geral da educação ocidental, contextualizadas, quando pertinente, com a história da educação no Brasil. Ademais, é feito um itinerário pela história da sociologia da educação para uma melhor percepção de suas diversas correntes. Com esta finalidade é focalizado o seguinte: a) Identificar e analisar as características e contribuições de cada uma das abordagens na construção das concepções modernas sobre educação; b) descrever as descobertas mais relevantes das tradições de pesquisa em ciências sociais na área educacional e c) compreender as diversas correntes do campo da sociologia da educação com suas várias vertentes, na busca do entendimento das “crises” dos paradigmas educacionais.por
dc.description.abstractThis study aims to understand the divergent positions between the theory of social reproduction of Pierre Bourdieu and the theory of rational choices of Raymond Boudon. Theories involving the sociology of education are often placed at opposite poles in relation individual / society. On one side, the field of action subjectively motivated, rational individual choices, represented by Raymond Boudon, became known as methodological individualism. On the other hand, the inverse perspective, holistic, derived from macrosociological contexts related to the size of the collective structures represented by Bourdieu, known as structuring. In trying to understand the differences of these two theories, research is supported in methodologies related to bibliographic studies, as well as those pertaining to comparative studies of works and authors. To understand the theories of sociology of education, the approaches are preceded by a summary of the general history of western education, contextualized, where relevant, with the history of education in Brazil. Moreover, an itinerary is done in the history of sociology of education to a better understanding of its various currents. With this purpose is focused on the following: a) Identify and analyze the characteristics and contributions of each approach in the construction of modern conceptions of education; b) describe the most relevant findings of the traditions of social science research in education and c) understand the various currents of the field of sociology of education with its various aspects, in seeking to understand the "crisis" of educational paradigms.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/11402/Marcello%20Mazzaro%20de%20Mello.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSociologia da educaçãopor
dc.subjectIndividualismo metodológicopor
dc.subjectEstruturalismopor
dc.subjectSociology of educationeng
dc.subjectMethodological individualismeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIApor
dc.titleParadigmas da educação: os polos antagônicos de Pierre Bourdieu e Raymond Boudonpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Sociologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcello Mazzaro de Mello.pdfDissertação - Marcello Mazzaro de Mello917.81 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.