Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3913
Tipo do documento: Dissertação
Título: As mães dos “filhos da mãe” em Tefé/AM: a ilusão dos impactos da ausência
Autor: Oliveira, Rônisson de Souza de 
Primeiro orientador: Ruiz, Maria Auxiliadora de Souza
Segundo orientador: Ferreira, Maria de Fátima
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a ausência do genitor biológico na função de pai, sob a concepção de mães solteiras na cidade de Tefé/AM. Para tal análise nos embasamos com dados teóricos de diversas temáticas, como gênero, família, gravidez na adolescência, etc. e com o suporte de dados quantitativos e qualitativos. Com dados quantitativos mostramos a realidade da ausência a partir do registro, porém vamos além deste documento na discussão da paternidade enquanto função que, pode ser exercida por outros sujeitos. Com a análise qualitativa feita a partir da coleta das entrevistas com 06 mulheres e os pais de uma dessas mulheres descrevemos o contexto do acontecimento da geração de um filho da mãe e chegamos à conclusão que a ideia sustentada nos mais diversos segmentos da sociedade sobre a mãe solteira e sua prole, como abandonados, marginalizados, coitados, etc. é uma ilusão para o interior da Amazônia, pois na verdade a ausência do genitor não significa a de pai. A explicação que damos a esse fato se embasa no entendimento da Amazônia profunda na sua forma de organização familiar, os laços de parentesco, de vizinhança e os sentidos dados à sexualidade.
Abstract: L'objectif de ce travail est d'analyser l'absence du parent biologique dans le rôle de père dans la conception des mères célibataires dans la ville de Teffé/AM. Pour cette analyse, les données avec embasamos théoriques et avec l'appui de données quantitatives et qualitatives . Des données quantitatives montrent la réalité de l'absence du dossier, mais nous allons au-delà de ce document dans la discussion de la parentalité comme une fonction qui peut être exercé par d'autres personnes. Grâce à une analyse qualitative de la collection d'entrevues avec 06 femmes et les parents de ces femmes décrivent le contexte de l'événement à un fils de pute et nous avons conclu que l'idée soutenue dans divers secteurs de la société sur la mère simples et leur progéniture, comme abandonnés, marginalisés, les pauvres, etc. est une illusion dans l'Amazone, pour effet l'absence de la mère ne veut pas le père. L'explication que nous donnons à ce fait la base de la compréhension de la profondeur Amazon en forme d'organisation familiale, les liens de parenté, de voisinage et les significations données à la sexualité.
Palavras-chave: Ausência
Mãe Solteira
Paternidades
Família Amazônica
Mère célibataire
De paternité
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Citação: OLIVEIRA, Rônisson de Souza de. As mães dos “filhos da mãe” em Tefé/AM: a ilusão dos impactos da ausência. 2014.140 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3913
Data de defesa: 28-Mai-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Rônisson.pdfRônisson de Souza de Oliveira - Sociologia1,55 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.