???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4015
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Anna Paula de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1561893368232120por
dc.contributor.advisor1Lopes Neto, David-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2310111492854434por
dc.contributor.advisor-co1Silva, Nair Chase da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0446971881472652por
dc.contributor.referee1Tavares Filho, Thomé Eliziário-
dc.contributor.referee2Machado, Maria das Dores de Jesus-
dc.date.issued2012-09-21-
dc.identifier.citationCARVALHO, Anna Paula de. Ritual de formatura da Escola de Enfermagem de Manaus: representações objetais e significados para os egressos no período de 1955 - 2010. 2012. 82f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas/Universidade do Estado do Pará, Manaus, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4015-
dc.description.resumoTrata-se de um estudo de natureza histórico-social, valendo-se de abordagem qualitativa que tem como objeto os rituais de formatura da Escola de Enfermagem de Manaus-EEM. Os obje-tivos traçados foram: desvelar o significado do ritual de formatura para os egressos, descrever as representações objetais do ritual de formatura e descrever as mudanças ocorridas nos rituais de formatura, na compreensão dos egressos. A delimitação temporal do estudo abrange o período de 1955 a 2010. As fontes primárias utilizadas foram, principalmente, as fotografias das formaturas, além dos documentos escritos (atas de formatura) e entrevista dos egressos. O exame analítico minucioso das informações foi procedido mediante a técnica de análise de conteúdo BARDIN. Os resultados evidenciaram que os rituais de formatura para os egressos significam vitória, realização pessoal, conquista pessoal e profissional. Mudanças ocorreram nas representações objetais principalmente referente aos trajes, justificadas porque a EEM de 1955 até 1997 era administrada pela Fundação Serviço Especial de Saúde Pública - FSESP (Ministério da Saúde) e a partir de 1998 passou para Universidade Federal do Amazonas – UFAM (Ministério da Educação). Concluiu-se na análise das formaturas da EEM, no período de 1955 a 2010, que o significado do ritual de formatura para os egressos foi a vitória, a reali-zação pessoal, a conquista e que as representações objetais tiveram mudanças conforme a tradição e desenvolvimento da instituição contribuindo para a preservação da enfermagem regional a luz da nossa profissão, mostrando o efeito simbólico que as tradições exercem no campo da saúde e da educação.por
dc.description.abstractThis study is of a socio-historical nature, utilizing a qualitative approach which has as its ob-jective graduation ceremonies of the Nursing School of Manaus. The following objectives were delineated: to unveil the meaning of graduation ceremonies to the graduates who partici-pate in them, describe the object symbolism of the graduation ceremony and describe the changes which have occurred in graduation ceremonies, from the graduates‟ point of view. The time period within which this study is focused spans the years from 1955 to 2010. The primary sources utilized were, principally, photographs of graduations, in addition to written documents (the records of the ceremony) and interviews with graduates. A detailed analysis of the information took place using the BARDIN technique for content analysis. The results showed that, to graduates, graduation ceremonies mean victory, personal accomplishment, personal and professional achievement. Changes occurred in object symbolism principally with regard to garments, the justification being that the Nursing School of Manaus from 1955 to 1997 was administrated by the Special Service Foundation of Public Health – FSESP De-partment of Health and, in 1998, became part of the Federal University of Amazonas – UFAM administrated by the Department of Education. We concluded that analyzing the grad-uation ceremonies of the Nursing School of Manaus from 1955 to 2010 contributed to pre-serving for regional nursing the guiding light of our profession, showing the symbolic impact that traditions exert on the fields of health and education.eng
dc.description.sponsorshipCNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/11278/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Anna%20Paula%20de%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Parápor
dc.publisher.departmentFaculdade de Enfermagempor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAM - UEPApor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Enfermagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectritual de formaturapor
dc.subjecthistória da enfermagempor
dc.subjectenfermagempor
dc.subjectgraduation ceremonieseng
dc.subjecthistory of nursingeng
dc.subjectnursingeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS DA SAÚDE: ENFERMAGEMpor
dc.titleRitual de formatura da Escola de Enfermagem de Manaus: representações objetais e significados para os egressos no período de 1955 - 2010.por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Anna Paula de Carvalho.pdfDissertação - Anna Paula de Carvalho.pdf1.33 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.