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Tipo do documento: Dissertação
Título: A influência do processo Educacional na qualidade de vida dos idosos a luz da teoria do autocuidado de orem.
Autor: Santos, Fabiola Silva dos 
Primeiro orientador: Oliveira, Ana Paula Pessoa de
Primeiro membro da banca: Menezes, Maria do Rosário
Segundo membro da banca: Esteves, Arinete Veras
Resumo: Com a mudança do perfil demográfico da população o envelhecimento tornou-se um tema discutido diariamente, diversas são as ações pautadas na Política Nacional do Idoso e envelhecimento ativo com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos envelhecentes, dentre estas ações está a educação do idoso, que tem como objetivo principal, promover a saúde e como consequência o autocuidado; A universidade aberta da terceira idade surge como o lugar propicio para discutir as demandas dos idosos, bem como inseri-los no método educacional, abordando temas pertinentes e promovendo a qualidade de vida. Este trabalho tem como objetivo analisar a influência do processo educacional na qualidade de vida dos idosos a luz da teoria do autocuidado de Orem. Trata-se de um estudo transversal, descritivo com abordagem quanti-qualitativa que lança mão do método de triangulação de dados; Os participantes do estudo foram 131 idosos frequentadores das oficinas relacionadas a saúde da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnaTI), que responderam a dois instrumentos de coleta de dados, um questionário sobre o perfil sociodemográfico, socioeconômico, socioeducativo e sociocultural dos idosos, o questionário de qualidade de vida do Whoqol , destes, 11 idosos responderam ainda um roteiro de entrevista. Os dados demonstraram que os idosos participantes das oficinas de saúde da UnaTI, são em sua maioria mulheres, (86,3%), com idade média de 66,7 anos, sem conjugue (65,9%), tendo de 01 a 03 filhos, residindo em lares próprios, multigeracionais, ganhando de 01 a 03 salários mínimos. Quanto a qualidade de vida os resultados encontrados indicam a autopercepção de qualidade de vida como “boa” com uma representação de (69,4%), no dominio ambiental (67,7%), no dominio psicológico (67,7 %) e no dominio de relações sociais (67,1%), indicando uma boa qualidade de vida dos idosos. A busca por amizades, ocupação do tempo livre, fuga da solidão, busca por educaçao em saúde, busca por ânimo e amenização de problemas familiares e de saúde, se constituiram em motivos que levam o idoso a entrar na UnaTI Quanto as vivências do idoso, dentro do processo educacional os resultados encontrados foram: conforto, sensação boa por sentir-se suportado, sensação boa por sentir-se respeitado por seus limites, percepção de direitos infrigidos, dificuldade de aprendizado e sensação de inseguraça. Quanto as modificações realizadas por meio da influência do processo educativo, foram identificados o sentimento de superação de medos e problemas familiares, a elevação da autoestima, e a sensação de autorealização. Diante das questões discutidas no estudo,é notorio a melhoria da qualidade de vida, as mudanças de hábitos e a realização do autocuidado, incentivado durante o processo educacional, que proporciona ao idoso conhecimentos para que o mesmo identifique suas necessidades e prátique o,segundo a teoria de Dorothea Orem, que trabalha a promoção do autocuidado por meio da difusao de práticas educativas que proporcionem a melhoria da qualidade de vida. Nesse cenário o enfermeiro é o profissional mais capacitado para poder atuar como coordenador identificando as especificidades do idoso para posteriormente trabalhar o método mais adequado, que promova de maneira correta o autocuidado, podendo se basear em teóricos como Orem, pois sua premissa é que a população idosa deve ser orientada de que o principal responsável por sua saúde é ela própria.
Abstract: With the change of the demographic profile of the population the aging became a theme discussed daily, several are the actions ruled in the National politics of the senior and active aging with the intention of improving the quality of life of the aging, among these actions is the senior's education, that has as main objective, to promote the health and as consequence the self-care. The open university of the third age appears as the favorable place to discuss the seniors' demands, as well as to insert them in the education method, approaching pertinent themes and promoting the life quality. This work has as objective to analyze the influence of the educational process in the quality of the seniors' life under the light of the theory of the self-care of Orem. It is about a transversal study, descriptive with quantitative/qualitative approach that resorting of the triangulation method of data; The participants of the study were 131 senior visitors of the workshops of the Open University related to the health of the Third Age (UnaTI), that answered two instruments of data collection, a questionnaire on the profile sociodemographic, socioeconomic, socioeducational and sociocultural of the seniors, the questionnaire of quality of life of Whoqol, of these, 11 seniors still answered an interview itinerary. The data demonstrated that the seniors participants of the workshops of health of UnaTI, are in majority women, (86,3%), with medium age of 66,7 years old, without spouse (65,9%), having from 01 to 03 children, living in their own homes, multigenerational, winning from 01 to 03 minimum salary. About the life quality the results found indicate the self-perception of life quality as "good" with a representation of (69,4%), in the environmental domain (67,7%), in the psychological domain (67,7%) and in the domain of social relationships (67,1%), indicating a good quality of the seniors' life. The searching for friendships, occupation of the free time, escape from the solitude, looks for education in health, the searching for vitality and ease of family problems and of health had been constituted in reasons that take the senior to enter in UnaTI. About the senior's existences, inside of the educational process the results found were: comfort, good sensation for feeling supported, good sensation for feeling respected in their limits, perception of rights broken, learning difficulty and unsafe sensation. About the modifications accomplished through the influence of the educational process, were identified the feeling of overcoming of fears and family problems, the elevation of the self-realization, and the self esteem sensation. In the face of the subjects discussed in the study, it is notorious the improvement of the life quality, the changes of habits and the accomplishment of the sel-care, motivated during the educational process, that provides to the senior the knowledge so that they identify their needs and practices, according to Dorothéa Orem theory, that works the promotion of the self-care through the diffusion of educational practices that provide the improvement of the life quality. In that scenery the nurse is the more qualified professional to act as coordinator identifying the senior's specificities for later work the most appropriate method, that promotes in a correct way the self-care, being able to be based in theoretical like Orem, because his premise is that the senior population should be oriented that the main responsible for their health are themselves.
Palavras-chave: Educação.
Idoso
Qualidade de vida
Autocuidado
Enfermagem
Education
Senior
Life Quality
Self-care
Nursing
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Pará
Sigla da instituição: UFAM - UEPA
Departamento: Faculdade de Enfermagem
Programa: Programa de Pós-graduação em Enfermagem
Citação: SANTOS, Fabiola Silva dos. A influência do processo Educacional na qualidade de vida dos idosos a luz da teoria do autocuidado de orem. 2014. 167f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Pará, Manaus, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4031
Data de defesa: 31-Out-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Enfermagem

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