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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O uso dos jogos de empresas nos cursos de graduação em administração das instituições de ensino superior do Amazonas
???metadata.dc.creator???: Gouveia Junior, Antonio 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Melo, Daniel Reis Armond de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Melo, Daniel Reis Armond de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Cavalcante, Tristão Sócrates Baptista
???metadata.dc.contributor.referee3???: Mendonça, Maurício Brilhante
???metadata.dc.contributor.referee4???: Zogahib, André Luiz Nunes
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar a aplicação de jogos de empresas nos cursos de administração pelas instituições de ensino superior do Amazonas. Especificamente pretendeuse identificar as IES do Amazonas que usam jogos de empresas no curso de administração, examinar a ótica institucional/docente, por meio dos PPC e, por fim, examinar questionários respondidos por coordenadores de curso e discentes, quanto à contribuição dos jogos de empresas no processo de formação dos estudantes de administração. A contribuição desta pesquisa reside em apontar competências necessárias ao administrador, de modo que o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação possam ser incrementados com o uso dos jogos de empresas. Isso perpassa pela conscientização de instituições, coordenadores de curso e professores para uma melhor a formação dos estudantes de administração. A pesquisa foi dividida em 2 partes, a primeira parte da pesquisa pretendeu analisar, por meio de uma pesquisa quali-quantitativa, a aplicação de jogos de empresas nos cursos de administração pelas IES do Amazonas. Para isso, foram entrevistados coordenadores do referido curso, por meio de questionário e realizou-se uma análise institucional, com pesquisa documental aplicada aos PPC das IES do Amazonas. A segunda parte da pesquisa pretendeu analisar qualitativamente a percepção de estudantes de graduação em administração, quanto à contribuição dos jogos de empresas no processo de formação em administração. Para tanto, foi aplicada uma metodologia que se traduz por questionamentos abertos aos indivíduos que representam a coletividade, os quais ensejam discursos livres e sem amarras a um pensamento pré-concebido, também conhecido como Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Não foi localizada a disciplina “jogos de empresas” em nenhuma estrutura curricular dos PPC analisados. Identificaram-se alguns aspectos pertinentes à literatura sobre jogos de empresas, principalmente, quanto à realização da interdisciplinaridade e integração da teoria com a prática. Todos os coordenadores afirmaram conhecer a técnica de ensino envolvendo jogos de empresas. Sobre a existência da disciplina “jogos de empresas” na matriz curricular do curso de graduação em administração, 33% relataram a existência dessa disciplina específica. Enquanto 55% apontaram o uso da técnica de jogos de empresas no curso de graduação em administração. Desses, 80% usam software. Todos os coordenadores relataram os seguintes pontos positivos: elevado interesse dos alunos, aproximação entre teoria e prática, estimulo do pensamento sistêmico dos estudantes e integração dos conteúdos de diversas disciplinas do curso de administração. A maioria dos coordenadores entrevistados concorda que a falta professores treinados é a principal dificuldade para aplicar os jogos de empresas nas IES do Amazonas, seja com o auxílio de software ou não. Para os alunos, o jogo contribuiu para o aprendizado de um modo geral, bem como para o desenvolvimento de habilidades entre os participantes, como: negociação, comunicação e trabalho em equipe. Foram observadas contribuições referentes ao trabalho em equipe, visão estratégica, planejamento estratégico e tomada de decisões, integração de conceitos aprendidos separadamente.
Abstract: This research has the objective to analyze the application of game companies in administration courses by higher education institutions of the Amazonas. Specifically intended to identify the IES Amazonas using gaming companies in the course of management, examine the institutional/teaching, through PPC and finally examine questionnaires answered by course coordinators and students, as the contribution of games companies in the process of formation of business students. The contribution of this research lies in pointing skills needed for the administrator, so that the teaching-learning in undergraduate courses can be enhanced with the use of game companies. This goes through the awareness of institutions, course coordinators and teachers to better training for business students. The research was divided into 2 parts, the first part of the research aims to analyze, through a qualitative and quantitative research, the application of game companies in administration courses by IES of the Amazonas. For this, the said course coordinators were interviewed using a questionnaire and held an institutional analysis, with documentary research applied to PPC of IES Amazonas. The second part of the research intended to qualitatively analyze the perception of administration graduate students, as the game companies for assistance in the process of training in administration. To that end, we applied a methodology which results in questions open to individuals representing the community, which ensejam free speech and no strings attached to a preconceived thought, also known as Collective Subject Discourse (CSD). It was located discipline "game companies" in any curricular structure of PPC analyzed. We identified some of aspects of literature on game companies mainly on the achievement of interdisciplinarity and integration of theory with practice. All coordinators said they knew the teaching technique involving gaming companies. About the existence of the "game companies" discipline curriculum of the undergraduate course in administration, 33% reported the existence of this specific discipline. While 55% said the use of business games technique in administration undergraduate course. Of these, 80% use software. All coordinators reported the following improvements: high student interest, bringing together theory and practice, stimulation of systemic thinking of students and integration of content from different management course subjects. Most respondents coordinators agree that lack trained teachers is the main difficulty in applying the game companies in the IES of the Amazonas, either with the aid of software or not. For students, the game contributed to learning in general, as well as for the development of skills among the participants, such as negotiation, communication and teamwork. Contributions were observed for the teamwork, strategic vision, strategic planning and decision making, integration of concepts learned separately.
Keywords: Jogos de empresas.
Administração.
Instituições de Ensino Superior.
Amazonas.
Business games.
Administration.
Higher Education Institutions.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Estudos Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Contabilidade e Controladoria
Citation: GOUVEIA JUNIOR, Antonio. O uso dos jogos de empresas nos cursos de graduação em administração das instituições de ensino superior do Amazonas. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade e Controladoria) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4077
Issue Date: 13-Apr-2015
Appears in Collections:Mestrado em Contabilidade e Controladoria

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