???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4114
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Gernei Góes dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9623828506789506por
dc.contributor.advisor1Carvalho, Denize Piccolotto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8127068615637198por
dc.contributor.referee1Carvalho, Denize Piccolotto-
dc.contributor.referee2Abbud, Maria Emília de Oliveira Pereira-
dc.contributor.referee3Silva, Jackson Colares da-
dc.date.issued2014-12-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Gernei Goés dos. Redes e processos comunicacionais: arte na escola. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4114-
dc.description.resumoO trabalho Redes e Processos Comunicacionais: Arte na Escola apresenta a análise do percurso comunicacional dos professores na utilização do site e do material de apoio do Programa Arte na Escola. Para compreender o ecossistema comunicacional que se apresenta, evidenciaremos a relação, sob o prisma da teoria de Marshall McLuhan – onde, o meio (site e material de apoio) se apresenta como mensagem, e os sujeitos envolvidos: emissor e receptor (instituto e professores) são o conteúdo desta investigação. A metodologia da pesquisa é constituída de um estudo de caso exploratório-descritivo, sendo, portanto, sua natureza qualitativa e quantitativa. O percurso metodológico traçado permitiu conhecer os caminhos que os sujeitos interagentes (professores) fazem ao utilizar essas Tecnologias da Informaçao e Comunicação. Os resultados encontrados confirmam que os professores reconhecem o site e o material do Programa como um potencial comunicacional e ecossistêmico para a construção de suas aulas de Arte. O estudo revela ainda a necessidade de mediação para uso desses instrumentos pelos professores interagentes do Polo.por
dc.description.abstractEl estúdio: Redes e Processos Comunicacionais: Arte na Escola presenta una análisis de la vía de comunicación de los docentes en el uso del material del sitio y apoyo Arte na Escola. Para entender el ecosistema de la comunicación que se presenta, evidenciaremos la relación desde la perspectiva de la teoría de Marshall McLuhan - en el que el medio (web y material de apoyo) se presenta como un mensaje, y los sujetos involucrados: el remitente y el receptor (el instituto y maestros) son el contenido de la presente investigación. La metodología de la investigación consiste en un estudio de caso descriptivo y exploratorio, presentando, por lo tanto, carácter cualitativo y cuantitativo. El enfoque metodológico ha permitido conocer las formas en que los sujetos interactuantes (profesores) hacen al usar esas Tecnologías de la Información y Comunicación. Los resultados confirmaron que los docentes reconocen el sitio y el material del Programa como un potencial ecosistémico y comunicativo para construir sus clases de arte. El estudio también pone de manifiesto la necesidad de la mediación para la utilizacion de estos instrumentos de parte de los maestros del Polo.spa
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/8885/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Gernei%20G%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências da Comunicaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEcossistemas comunicacionaispor
dc.subjectRedes e Processos Comunicacionaispor
dc.subjectTecnologia da Informaçao e Comunicaçãopor
dc.subjectEcosistemas comunicacionalesspa
dc.subjectRedes y Procesos Comunicacionalesspa
dc.subjectTecnologías de la Información y Comunicaciónspa
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃOpor
dc.titleRedes e processos comunicacionais: arte na escolapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ciências da Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Gernei G dos Santos.pdf2.44 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.