???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4170
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Ária Maria Mendes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0500192337787510por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Simone Eneida Baçal de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2030914124797140por
dc.date.issued2014-08-28-
dc.identifier.citationCARVALHO, Ária Maria Mendes de. Significados de família no processo de formação profissional em serviço social em duas instituições de ensino superior na cidade de Manaus/AM. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4170-
dc.description.resumoA formação profissional em Serviço Social na realidade de Manaus apresenta demasiados desafios, entre eles o de proporcionar a efetiva compreensão acerca das demandas sociais que serão apresentadas na prática profissional. Entre os assuntos debatidos, encontra-se a temática da família, que apresenta sua relevância por ser debatida como viés central das Políticas Sociais no Brasil, mas que ainda sofre as resistências pela construção cultural ao se basear apenas na formação nuclear, de tradicionais alicerces históricos. Apesar dos desafios, a família encontra-se envolvida na prática profissional cotidiana do Assistente Social, o que demanda reflexões sobre o preparo dos referidos profissionais no que tange ao encaminhamento e atendimento das famílias no âmbito das expressões da Questão Social. Para tecer as considerações necessárias, a pesquisa objetivou analisar como os significados de família são concebidos pelos docentes e discentes, no processo de formação e prática profissional em duas IES (Instituições de Ensino Superior) de Manaus. Com procedimentos metodológicos que envolveram a realização de grupo focal com os discentes e entrevistas com docentes, a pesquisa desvelou os conceitos de família trazidos pelos sujeitos. Os resultados apontaram que, apesar das discussões acerca da pluralidade de significados que a família apresenta, a compreensão dos conceitos cerra-se nas análises tradicionais, permeadas de preconceitos e ausência de conhecimentos específicos no trato da temática, o que reflete no aumento dos desafios que as IES têm no que tange às reflexões de conteúdos que envolvem diretamente a formação profissional e o devido preparo docente e discente para os enfrentamentos das diversidades de expressões da Questão Social.por
dc.description.abstractThe training actually Manaus presents too many challenges, among them to provide effective understanding of social demands to be presented in professional practice. Among the issues discussed, is the theme of family, which has relevance to be debated as central bias of Social Policies in Brazil, but still suffers resistances for cultural building to be based only on nuclear training, traditional historical foundations. Despite the challenges, the family is involved in everyday professional practice of Social Work, which requires reflections on the preparation of the professionals mentioned regarding the referral and care of families within the expressions of Social Issues. To weave the necessary considerations, the paper analyzes how the meanings of family are designed by teachers and students in the training and professional practice in two HEIs (Higher Education Institutions) Manaus process. With methodological procedures that involved conducting focus groups with students and interviews with faculty, research unveiled the concepts of family brought by the subjects. The results showed that, despite the discussions about the plurality of meanings that the family presents, understanding the concepts clenches up in the traditional analyzes, permeated with prejudice and lack of expertise in dealing with the issue, which reflects the increasing challenges HEIs have with respect to the reflections of content that directly involve the training and the proper teaching and student preparation for the confrontation of the diversity of expressions of Social Issues.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/11454/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20%c3%81ria%20Maria%20Mendes%20de%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectFormação Profissionalpor
dc.subjectServiço Socialpor
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectVocational Trainingeng
dc.subjectSocial Serviceeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVIÇO SOCIALpor
dc.titleSignificados de família no processo de formação profissional em serviço social em duas instituições de ensino superior na cidade de Manaus/AMpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Ária Maria Mendes de Carvalho.pdf Dissertação - Ária Maria Mendes de Carvalho1.26 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.