???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4668
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Relação sociedade e natureza e o mercado da biodiversidade em Manaus - AM
???metadata.dc.creator???: Ferreira, Bárbara Evelyn da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Costa, Reinaldo Corrêa
???metadata.dc.description.resumo???: O mercado de bioprodutos (produtos produzidos a partir da biodiversidade da região) em Manaus está se expandido nos últimos dez – quinze anos. Os bioprodutos pesquisados neste trabalho são os fitoterápicos e os fitocosméticos, que são os mais comercializados em Manaus, produzidos a partir de andiroba, copaíba e cupuaçu. O objetivo principal deste trabalho é analisar a relação sociedade e natureza por meio do mercado da biodiversidade no Amazonas, identificando quais geótopos são utilizados por formações territoriais ligadas ao mercado da biodiversidade. Desta maneira, utilizaremos a Formação Sócio-Espacial e o Geossistema para analisar este mercado e a base natural de sua matéria-prima. As indústrias de Manaus estão instaladas, principalmente, em incubadoras como o CIDE e o DIMPE, e a comercialização se faz, basicamente em feiras que já estão territorializadas na cidade como a “Feira da Eduardo Ribeiro” e a “Feira do CIGS”, que fazem parte de políticas públicas econômicas e territoriais. Além disto, o ideário de preservação que o Estado do Amazonas mantém faz com que as políticas ambientais, como Unidades de Conservação, sejam importantes. A cadeia produtiva dos bioprodutos se inicia com o trabalho camponês, que fornecem matéria-prima in natura (frutos, cascas, entre outros) que são beneficiadas em matéria-prima II (extratos, óleos vegetais e essenciais). Sendo assim, são abordados nestes três municípios do Amazonas como referência: 1) Manaquiri, por causa da COOPFITOS, uma cooperativa que realiza a extração de óleo de andiroba; 2) Careiro Castanho: por causa da empresa CUPUAMA, que faz a extração de óleos de cupuaçu; 3) Jutaí: devido à associação – ASPROJU – que comercializa óleo de andiroba e copaíba, extraído principalmente na RESEX do Rio Jutaí. Nos quatro municípios (incluindo Manaus), há a apropriação da biodiversidade, que é transformada em mercadoria por meio do trabalho, intensificando a relação sociedade e natureza, assim como a relação campo-cidade. Manaus concentra as atividades em relação ao mercado de fitoterápicos e fitocosméticos, visto que é onde é feita a industrialização e a maior parte da comercialização das mercadorias produzidas pelas empresasdeste ramo em Manaus. Apesar disto, a cadeia produtiva dos bioprodutos se inicia no campo, onde esta a matéria-prima, com o trabalho camponês, desta maneira, compreender o espaço fitogeográfico desses sujeitos sociais é importante para entender a relação sociedade e natureza e como esta se consolida. Neste mercado há muita especulação sobre as potencialidades da biodiversidade da região e seu uso econômico, contudo, o mercado dos bioprodutos ainda não está consolidado em Manaus.
Abstract: El mercado de bioproductos (productos producidos a partir de la biodiversidad de la región) en Manaus se expandió en los últimos diez-quince años. Los bioproductos estudiados en este trabajo son a base de hierbas y fitocosméticos, que son los más vendidos en Manaus, producido a partir de andiroba, copaiba y cupuaçu. El objetivo principal de este estudio es analizar la relación entre la sociedad y la naturaleza a través de la biodiversidad del mercado Amazonas, geotopos identificativos son utilizados por formaciones territoriales biodiversidad relacionada con el mercado. De esta manera, vamos a utilizar el socio-espacial Formación y geosistema analizar este mercado. Las industrias de Manaus se encuentran principalmente en las incubadoras como el CIDE y el DIMPE y la comercialización se realiza principalmente en las ferias que ya están territorializadas en la ciudad como la "Feria de Eduardo Ribeiro" y "Feria de CIGS", que Ellos son parte de las políticas públicas económicas y territoriales. Además, la preservación de las ideas que el Estado Amazonas mantiene provoca políticas ambientales tales como áreas protegidas, son importantes. La cadena de producción de bioproductos comienza con la mano de obra campesina, que proporcionan la materia prima en la naturaleza (frutos, corteza, etc.) que se benefició de la materia prima II (extractos, aceites vegetales y esenciales). Así, están cubiertos en estos tres municipios de la Amazonia como una referencia: 1) Manaquiri debido COOPFITOS, una cooperativa que realiza la extracción de aceite de andiroba; 2) Careiro Brown: debido empresa CUPUAMA, lo que hace que la extracción de aceites cupuaçu; 3) Jutaí: debido a la asociación - ASPROJU - que comercializa andiroba y copaiba petróleo extraído principalmente en RESEX Río Jutaí. En los cuatro municipios (incluyendo Manaus), no es la apropiación de la biodiversidad, que se convirtió en una mercancía a través del trabajo, la intensificación de la relación entre la sociedad y la naturaleza, así como la interfaz urbano-rural. Manaus concentra sus actividades en relación con el mercado de hierbas y fitocosméticos, ya que es donde la industrialización y la mayor parte de la comercialización de los bienes producidos por las empresas en este sector en Manaus está hecho. A pesar de esto, la cadena productiva de bioproductos se inicia en el campo, donde esta materia prima, con el trabajo de los campesinos 9 de esta manera entender fitogeográfico espacio de estos sujetos sociales es importante entender la relación entre la sociedad y la naturaleza y cómo se consolida. En este mercado hay mucha especulación sobre el potencial de la biodiversidad de la región y su aprovechamiento económico, sin embargo, el mercado de productos biológicos aún no se consolida en Manaus.
Keywords: Biodiversidade
Cadeia Produtiva
Bioprodutos
Biodiversidad
Cadena del Producción
Bioproducts
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Geografia
Citation: FERREIRA, Bárbara Evelyn da Silva. Relação sociedade e natureza e o mercado da biodiversidade em Manaus - AM. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4668
Issue Date: 3-Jun-2015
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Bárbara Evelyn da Silva Ferreira.pdfDissertação - Bárbara Evelyn da Silva Ferreira3.91 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.