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dc.creatorMotta, Vladimir de Matos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6114212800428319por
dc.contributor.advisor1Nogueira, Amélia Regina Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8136324837437755por
dc.date.issued2015-09-30-
dc.identifier.citationMOTTA, Vladimir de Matos. A experiência tempo-espaço na cidade de Manaus: a mobilidade urbana. 2015. 84 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4777-
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo estudar a experiência dos passageiros do transporte público por ônibus na cidade de Manaus. Possuindo como eixos de estruturação o tempo gasto nas viagens e sua vinculação com o espaço formado durante a jornada. Tem como área de estudo a Linha 330 – Centro-Lago Azul, dentro da cidade de Manaus. Ao observar os passageiros foi possível perceber a atuação do tempo sobre os corpos e na criação de experiências alienantes, onde a subjetividade é moldada a partir de um intenso processo de coerção e de exploração. Produzindo, com isso, uma diferenciação na maneira como os grupos sociais percebem e vivem a cidade. Criando também um processo de negação do urbano como categoria de desenvolvimento social. Foram observados na pesquisa que os processos disciplinares que atuam sobre os indivíduos modificam as estruturas de percepção das pessoas que utilizam diariamente o ônibus para se deslocarem pelo tecido urbano, transformando-os em simples usuários.por
dc.description.abstractThis theses aims to study the consequences of urban mobility over the passengers or public transportation by bus in the city of Manaus. The structuring axes of sudy are the time spent traveling and the relationship to the space formed throughout the jouney. The empirical case is Line 330, Lago Azul – Centro. By observing its users, it was possible to perceive the time acting over the bodies and the creation of alienating experiences, in which the subjectivity is shaped from an intense process of coercion and exploitation. Producing, thus, thereby a distinction in the way social groups perceive and live the city. Also creating a denial of the urban process as a category of social development.eng
dc.description.sponsorshipBASA - Banco da Amazôniapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/8742/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Vladimir%20de%20Matos%20Motta.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMobilidade Urbanapor
dc.subjectTransporte públicopor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIApor
dc.titleA experiência tempo-espaço na cidade de Manaus: a mobilidade urbanapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

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