???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4816
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Edson de Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4611046818672891por
dc.contributor.advisor1Souza, Gabriel Luiz Cruz de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2821352329397835por
dc.contributor.advisor-co1Xavier, Christophe Saint-Christie de Lima-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3228997034387953por
dc.date.issued2014-07-31-
dc.identifier.citationSILVA, Edson de Araújo. SisMol3D: desenvolvimento de um Software Educacional para o ensino de estruturas moleculares em química. 2014 76f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologia para Recursos Amazônicos) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4816-
dc.description.resumoO entendimento dos seres humanos sobre a natureza é baseado no conhecimento da Ciência. A Química é uma ciência de importância central para se tentar compreender os fenômenos que ocorrem em nosso redor. Entretanto, apesar da grande importância da referida ciência na vida cotidiana, é fato que a maioria das pessoas adultas, pouco se interessa ou, até mesmo, sente pavor quando a elas é pronunciada a palavra “química”. A falta de interesse desses indivíduos pode estar relacionada com uma má compreensão em torno de questões básicas acerca do assunto, isto é, acredita-se que a falta de interesse se inicia quando eles têm o primeiro contato com a disciplina de química, que na maioria das vezes ocorre precisamente durante o ensino médio. É possível que a explicação de alguns conteúdos da disciplina, efetuada por professores desprovidos de recursos didáticos mais atuais, esteja entre os fatores que mais contribuem para esse panorama. O estudo da geometria molecular, por exemplo, é um dos conteúdos que apresenta grandes dificuldades para a aprendizagem do aluno, devido a sua natureza abstrata. Com o intuito de contribuir como facilitador do processo de ensinoaprendizagem do conteúdo em questão, é que o presente projeto foi realizado. Nesse trabalho foi iniciado o desenvolvimento de um pacote de softwares educacionais que auxiliem os professores da disciplina de química do ensino médio. A partir da realização das atividades, foi desenvolvida uma ferramenta que pode auxiliar a explicação de conteúdos abstratos e difíceis de serem absorvidos pelos alunos quando abordados utilizando-se apenas dos meios tradicionais: livros, pincel e quadro.por
dc.description.abstractThe understanding of much of the modern world is based on the knowledge of the sciences. In particular, chemistry is of central importance to understanding the phenomena which occur all around us. However, despite the importance of chemistry in everyday life, many adults have little interest or even feel frightened by the word "chemistry". The lack of interest of these individuals for the subject may be associated with a poor comprehension of the basic concepts in chemistry. This situation is initiated when they have their first contact with the discipline of chemistry, which in Brazil occurs during high school. It is possible that the explanation of some of the course contents made by teachers without state-of-the-art educational resources is among the factors that contribute to these difficulties. For instance, the study of molecular geometries presents several difficulties to the student due to its abstract nature. In order to make the teaching-learning process of this kind of content easier, it is necessary to ally the utilization of traditional teaching methodologies with more modern devices such as computers and educational software. The work presented was originally performed with the goal for directly helping teaching/learning purposes in high school chemistry. In this work, we present the elaboration, development and evaluation of a new free package of educational software. It is expected that the development provide a valuable auxiliary educational tool for high school chemistry teachers and students. In addition, the software developed can facilitate the teaching/learning process of abstract contents which are difficult to be taught/learned using only the traditional tools, e.g., books and black board classes.eng
dc.description.sponsorshipNão informadapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/9922/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Edson%20de%20Ara%c3%bajo%20Silva%20.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiarapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSoftware Educacionalpor
dc.subjectEnsino da Químicapor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.titleSisMol3D: desenvolvimento de um Software Educacional para o ensino de estruturas moleculares em químicapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Edson de Araújo Silva .pdfReprodução Total Autorizada4.57 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.