???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4820
Tipo do documento: Dissertação
Título: A utilização da água de rio para o consumo humano nas comunidades ribeirinhas na região de Coari a Itacoatiara / Amazonas - Brasil
Autor: Pantoja, Nilda Gorethe Palma 
Primeiro orientador: Oliveira, Tereza Cristina Souza de
Resumo: As populações das várzeas convivem em ambientes de fácil acesso aos recursos naturais. No entanto, o ciclo hidrológico, de cheia e seca, constitui difícil condição quanto a serviços básicos de provimento de água e saneamento, possibilitando a contaminação dos recursos hídricos. A abundante reserva de água doce na bacia amazônica contrasta com a qualidade da água consumida nas comunidades ribeirinhas. Este trabalho destaca essa importante discussão e avalia a qualidade da água dos rios em trechos situados nas comunidades: Menino Deus/Anori (rio Purus), São José do Mato Grosso/Coari e Nossa Senhora das Graças - Costa do Pesqueiro/Manacapuru (rio Solimões) e Iracema/Itacoatiara (rio Amazonas). Dessa forma, o trabalho objetivou avaliar indicadores ambientais de qualidade da água, seguindo a sazonalidade regional, do rio e em residências localizadas nestas comunidades, que usam a água do rio para o consumo humano. Foram executadas quatro campanhas para a coleta e os pontos foram estabelecidos junto ao projeto de estudo da CPRM – Dinâmica dos Fluxos de Sedimentos. Em cada campanha foram coletadas 24 amostras de água dos rios em frente às comunidades e 20 amostras de água de beber nas residências. Foram analisados indicadores ambientais físicos e químicos, e comparados com as normas de padrão de qualidade em vigor no Brasil: condutividade elétrica, pH, oxigênio dissolvido (OD), cor, turbidez, sólidos totais em suspensão (STS), ânions (NO3-, Cl-, e SO42-), cátions (Ca++, Mg++, Na+, K+ e Si+), metais (Al, Fe) e glifosato. Foram realizadas coletas de água para análise de indicadores microbiológicos: Coliformes totais, fecais, Clostrídios, Pseudomonas, Enterococos e heterotrófica nas residências avaliadas na comunidade Na Senhora das Graças - Costa do Pesqueiro, no município de Manacapuru-AM, em duas coletas realizadas (janeiro e março/2015). Foram aplicados testes estatísticos para avaliação do comportamento e correlação dos parâmetros estudados. A cor e turbidez foram os parâmetros em que os resultados encontrados nas residências ultrapassaram os valores de referência indicados pela Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde. Este estudo permitiu observar que as características da água para consumo nas residências são semelhantes às amostras de água do rio, indicando ausência de um tratamento eficaz para o consumo humano.
Abstract: Unavailable
Palavras-chave: População de Várzea
Comunidade Ribeirinha
Recursos hídricos
Qualidade da água
Hidrologia
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Química
Citação: PANTOJA, Nilda Gorethe Palma. A utilização da água de rio para o consumo humano nas comunidades ribeirinhas na região de Coari a Itacoatiara / Amazonas - Brasil. 2015. 122f. Dissertação ( Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4820
Data de defesa: 15-Oct-2015
Appears in Collections:Mestrado em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Nilda Gorethe P. Pantoja.pdfReprodução Total Autorizada4,47 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.