???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4847
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorXavier, Neila Batista-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7844563643299095por
dc.contributor.advisor1Magalhães Netto, José Francisco de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3958238119785924por
dc.date.issued2015-10-09-
dc.identifier.citationXAVIER, Neila Batista. Um sistema multiagente de apoio à Gestão de Cursos EaD em um ambiente virtual de aprendizagem. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4847-
dc.description.resumoCom o contínuo e crescente uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) em instituições de ensino, é necessário que coordenadores e administradores gerenciem efetivamente os cursos de Educação a Distância (EaD), a fim de garantir um bom acompanhamento e níveis de qualidade superior, buscando meios para aperfeiçoar o gerenciamento de cursos on-line. Assim, considerando as dificuldades no aspecto de infraestrutura e tempo para familiarizar-se com os recursos disponíveis, os pesquisadores perceberam a necessidade de conhecer a opinião de pessoas com experiência em EaD e em cargos de nível hierárquico superior para tomada de decisões. Durante a investigação do problema, foi realizada a coleta e a análise de informações sobre o desempenho de AVAs no processo de acompanhamento de cursos. Os resultados revelaram a necessidade da implantação de uma ferramenta que auxiliasse o acompanhamento dos cursos online. Com base nessas informações, o presente trabalho propõe e descreve uma abordagem baseada em um Sistema Multiagente (SMA) para esse problema. O sistema tem como proposta apoiar a gestão de cursos on-line por meio de Agentes Inteligentes (AIs). A partir do uso do sistema proposto, o coordenador dos cursos de um AVA obtêm informações condensadas e rápidas de cada curso corrente, facilitando a visão gerencial mediante a apresentação de relatórios e gráficos organizados, além de receber, periodicamente, uma mensagem via e-mail a respeito da situação atual de cada curso. Desta forma, os AIs evidenciam situações específicas do acesso de alunos, tutores e professores, além de auxiliar o acompanhamento de atividades. Para validar o trabalho, foi realizado um Estudo de Caso em cursos de Pós-Graduação na modalidade EaD com várias disciplinas reais ocorrendo concomitantemente em um Instituto Federal de Educação (IFE) do estado do Amazonas. O Estudo de Caso teve como objetivo avaliar a viabilidade da proposta, e a partir dos resultados obtidos nos testes realizados pode-se concluir que com o uso do sistema desenvolvido foi possível melhorar os níveis de acompanhamento dos cursos on-line, auxiliar no processo de tomada de decisões e, assim, possibilitar a adoção de novas estratégias pedagógicas.por
dc.description.abstractWith the continued and increasing use of Learning Management System (LMS) in educational institutions, it is necessary for coordinators and administrators effectively manage the online courses in order to ensure good monitoring and superior levels looking for ways to improve the management of online courses. Thus, considering the difficulties in the aspect of infrastructure and time to become familiar with the resources available, the researchers realized the need to know the opinion of people with experience in Distance Education and higher level positions to decision-making. During the investigation of the problem, was held collection and analysis of information on the performance of LMS in the follow-up courses process. The results revealed the need to implement a tool that would help the monitoring of online courses. Based on this information, this paper proposes and describes an approach based on a Multi-Agent System for this problem. The system has the purpose to support the management of online courses through intelligent agents. From the use of the proposed system, the coordinator of an online courses get condensed and quick information of each current course, facilitating managerial vision by reporting and organized graphics, and receive periodically a message via email about the current status of each course. Thus, intelligent agents show specific situations of access students, tutors and teachers, and help the follow-up activities. To validate the work, was carried out a case study in the postgraduate courses in online mode with several real disciplines concurrently taking place in a Federal Institute of Education (IFE) of Amazonas state. The case study aimed evaluate the feasibility of the proposal, and from the results obtained in the test can be concluded that with using the developed system was possible to improve the monitoring of levels of online courses, assist in making decisions and thus enable the adoption of new teaching strategieseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/9992/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Neila%20Batista%20Xavier.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Informáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagempor
dc.subjectLearning Management Systemeng
dc.subjectSistema Multiagentepor
dc.subjectMulti-Agent Systemeng
dc.subjectGestão de Cursos On-linepor
dc.subjectOnline Course Managementeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: SISTEMAS DE COMPUTACAO: ARQUITETURA DE SISTEMAS DE COMPUTACAOpor
dc.titleUm sistema multiagente de apoio à Gestão de Cursos EaD em um ambiente virtual de aprendizagempor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Neila Batista Xavier.pdfReprodução Total Autorizada15.72 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.