???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4942
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Soraya de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Albuquerque, Gabriel Arcanjo Santos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0632488092860482por
dc.date.issued2015-03-13-
dc.identifier.citationLIMA, Soarya de Oliveira. Cultura corporal: a linguagem do corpo em uma escola de Ensino Médio de Manaus. 2015. 136f. Dissertação ( Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4942-
dc.description.resumoEste estudo consistiu em identificar qual é a identidade dos alunos expressa pelos professores nos diários de classe e no livro de ocorrências do ano de 2012, bem como analisar a cultura corporal e a linguagem do corpo presentes nos documentos oficiais em uma escola pública do Ensino Médio de Manaus. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa qualitativa, cujos procedimentos foram as observação de campo das aulas de Educação Física e nos espaços externos da escola. Para o registro das análises, foram utilizadas anotações no caderno de campo e as imagens fotográficas. Ao conhecer como a linguagem corporal se desenvolve na escola, coloca-se como proposta analisar como os registros nos livros de ocorrência da escola e os documentos oficiais estabelecem a identidade dos alunos e como estes a expressam por meio da linguagem de seu corpo. Conclui-se que os registros e os documentos oficiais estão a serviço das normatizações institucionais e que a cultura corporal enquanto proposta para formação integral do aluno é um conteúdo da área de educação físicapor
dc.description.abstractThe study consisted of identifying which students’ identity is expressed by the teachers on the attendance cards and in the occurrence report book in the year of 2012.,as well as analyze the body culture and the language culture found in the official documents in a public of High School in Manaus. In order to do it, a qualitative survey was conducted, whose procedures were the field observation of Physical Education classes and in the external School space. To register the analysis, notes were taken in the field notebook as well as photographs. As the body language developed at school was known, a proposal on how to analyse the records in the school’s occurrence book and oficial documents is put, stablishing the identity of the students and how they express it by the means of their body language. It is concluded, therefore, that the records and official documents serve the institutional norms and that the body culture while proposed for the integral formation of the student is the content of the Physical Education areapor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/8173/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Soraya%20de%20Oliveira%20Lima.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/10693/SORAYA%20DE%20OLIVEIRA%20LIMA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazôniapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguagem Corporalpor
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.titleCultura corporal: a linguagem do corpo em uma escola de Ensino Médio de Manauspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SORAYA DE OLIVEIRA LIMA.pdfDissertação2.69 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.