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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A rede de atendimento socioeducativo em meio aberto e os processos de subjetivação de adolescentes
???metadata.dc.creator???: Silva, Fernanda Priscilla Pereira da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Iolete Ribeiro da
???metadata.dc.description.resumo???: Essa dissertação é resultado de um estudo de abordagem qualitativa realizado no contexto de medidas socioeducativas em meio aberto na cidade de Manaus, ancorado teoricamente na Psicologia Histórico-Cultural e na Teoria da Subjetividade. A pesquisa teve o objetivo geral de compreender os processos de subjetivação de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto na cidade de Manaus. Os aspectos metodológicos foram baseados na Epistemologia Qualitativa e a trajetória foi composta por uma fase documental e uma de campo. A fase documental foi feita por intermédio de roteiro de critérios para fazer a caracterização da rede de atendimento socioeducativo em meio aberto e dos adolescentes que estão nela inseridos. Serviram de base investigativa 218 prontuários de adolescentes de 5 Polos Descentralizados de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade (PDLA/PSC) distribuídos entre as Zona Sul, Centro-Sul, Centro-Oeste e Leste da cidade de Manaus. Os dados foram organizados numa matriz analítica de acordo com os critérios investigados. A fase de campo do estudo teve como lócus o PDLA/PSC da Zona Centro-Oeste, contou com a participação de 4 adolescentes e objetivou desenvolver modelos teóricos acerca dos processos de subjetivação dos adolescentes partindo da narrativa de suas trajetórias de vida. O instrumento dessa construção foi um roteiro de entrevista individual semiestruturada e se pautou no processo de construção da informação. A apresentação e discussão dos resultados foi realizada por meio de uma análise construtiva-interpretativa das narrativas, culminando em zonas de sentido elaboradas para cada adolescente. Os resultados estão apresentados em três capítulos: 1. a caracterização da rede de atendimento em meio aberto; 2. a caracterização dos adolescentes inseridos nessa rede e 3. a produção de sentidos subjetivos, apresentados em quatro estudos de caso, compostos pelas construções teórico interpretativas e as zonas de sentidos a elas correspondentes. Os resultados indicam que a rede de atendimento socioeducativo em meio aberto na cidade de Manaus ainda tem diversos desafios a serem superados, apesar do admirável trabalho que vem sendo realizado, considerando as condições atuais, com todo esforço pessoal da equipe profissional. A caracterização dos adolescentes suscita a reflexão sobre as questões socioeconômicas e culturais acerca da produção da infração e sobre quem são os adolescentes que chegam a ser inseridos na rede socioeducativa. Como um aspecto marcante da produção dos resultados temos o fato de que as produções subjetivas de cada adolescente são singulares, de acordo com cada trajetória de vida, o contexto sociocultural e os modos de vida e os aspectos individuais, cognitivos e afetivos. Destacamos que é urgente para a Psicologia se aproximar cada vez mais dos contextos socioeducativos para a promoção de revisão de paradigmas; produção de saberes concretos, pautados na realidade e desenvolvimento de metodologia que promovam a construção de dispositivos que acionem novos processos de subjetivação, de modo a potencializar a vida dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa
Abstract: This dissertation is the result of a qualitative study conducted in an open environment social educational measures context in Manaus, theoretically anchored in the Cultural-Historical Psychology and the Theory of Subjectivity. The research has the overall goal of understanding the subjective processes of adolescents in compliance with an open environment socio-educational measures in the city of Manaus. The methodological aspects were based on Qualitative Epistemology and its course was composed of a documental analysis phase and a field survey one. The documental phase was made through a criteria script to provide the characterization of the childcare open environment service network and the adolescents that are inserted in it. It was served as an investigative base 218 adolescent records of 5 Decentralized Poles of Probation and Community Service Provision (PDLA / PSC) distributed between the South, Mid-South, Midwest and East Areas in the city of Manaus. The analytical data were organized into a matrix according to the criteria investigated. The field survey phase had as a locus the Midwest Area PDLA / PSC, it had the participation of 4 adolescents and it aimed to develop theoretical models about these adolescents’ subjective processes based on their life-histories narrative. The instrument of this construction was a semi-structured individual interview script and it was based on the information construction process. The presentation and discussion of the results was performed by a constructive-interpretative analysis of the narratives, culminating into zones of sense designed for each adolescent. The results are presented in three chapters: 1. characterization of the open environment service network; 2. characterization of the adolescents inserted in this network and 3. the production of subjective senses, presented in four case researches, composed by the interpretive theoretical constructs and the zones of sense they are related to. The results indicate that the childcare open environment service network in the city of Manaus still has many challenges to overcome, despite the admirable work being done, considering the current conditions, with all personal efforts of the professional team. The characterization of the adolescents raises the reflection on the socioeconomic and cultural issues about the production of their infringement and who these teenagers are who come to be inserted into the socio-educational network. As a defining aspect of the production of these results, we have the fact that the subjective productions of every teenager is unique, according to their each life path, the sociocultural context and way of life, and individual, cognitive and affective aspects. As a conclusion highlight, we emphasize that it is urgent to Psychology to approach increasingly socio-educational contexts for promoting paradigms review; production of concrete knowledge, guided by the reality; and the methodology development which promotes the construction of devices that trigger new subjectivity processes in order to enhance the lives of young people when socio-educational measures have been used
Keywords: Sentidos Subjetivos
Epistemologia
Medidas socioeducativas
Subjective senses
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citation: SILVA, Fernanda Priscilla Pereira da. A rede de atendimento socioeducativo em meio aberto e os processos de subjetivação de adolescentes. 2015. 208 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5029
Issue Date: 10-Dec-2015
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

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