???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5151
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMontes, Antônio da Conceição-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8757815680659267por
dc.contributor.advisor1Machado, Waltair Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6043745262619436por
dc.date.issued2015-09-25-
dc.identifier.citationMONTES, Antônio da Conceição. Modelo alternativo para diagnóstico do clima organizacional em instituições de ensino. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5151-
dc.description.resumoEmbora pertençam a um mesmo sistema social, as organizações governamentais e comerciais, entre outras, possuem comportamentos e ambientes internos diferentes. As instituições de ensino, por exemplo, diferem das outras organizações, não só na arquitetura, mas também no clima interno e na cultura. O presente trabalho tem como objetivo, verificar e discutir um modelo de questionário adequado para avaliação do clima organizacional em instituições de Ensino Superior. A avaliação deste instrumento é focada na facilidade de compreensão dos itens por parte dos entrevistados, proposto com base na síntese de alguns dos instrumentos já utilizados para avaliação do clima organizacional para aferir o clima organizacional em uma instituição de ensino superior de maneira eficiente, proporcionando maior rapidez na interpretação, análise e diagnóstico dos dados obtidos por meio deste instrumento sem comprometer a qualidade, eficácia e relevância dos resultados. Com base na revisão da literatura, foram observados diferentes modelos para medir o clima organizacional e cada um analisa as dimensões associadas com determinadas propriedades da organização específica a ser estudada. O instrumento apresentado baseia-se nas características do contexto de trabalho para o qual foi criado e responde à falta de instrumentos que permitam avaliar de forma simples o clima especifico de instituições de ensino. Em resumo, o clima foi estabelecido como uma construção de considerável interesse dentro do campo da pesquisa de comportamento organizacional, predominantemente como resultado de sua influência demonstrável sobre a eficácia organizacional.por
dc.description.abstractAlthough belonging to the same social system, governmental and commercial organizations, among others, possess different internal environments and behaviors. Teaching institution, for example, It differs from other organizations, not only in architecture but also in the internal climate and culture. This study aims, verify and discuss an appropriate questionnaire model to evaluate the organizational climate in higher education institutions. The assessment of this instrument is focused on ease of understanding of the items by the respondents, proposed based on the synthesis of some of the instruments already used to evaluate the organizational climate to measure the organizational climate to effectively assess such a climate in secondary education institutions, allowing for swifter analysis, interpretations and diagnostics of data obtained through this method without compromising quality, effectiveness or relevance of results. Based on the literature review, different models measuring organizational climate were observed, each analyzing the dimensions associated with determined properties of the specific organization to be studied. The presented instrument is based on the characteristics of the work context for which it was created and responds to the lack of tools that allow for simple evaluation of the specific climate of teaching institutions. In conclusion, the climate was acknowledged as a construct of considerable interest within the research field of Organizational Behavior, predominantly as a result of its demonstrable influence over organizational effectiveness. Keyeng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/13521/Disserta%c3%a7%c3%a3o-%20Ant%c3%b4nio%20da%20Concei%c3%a7%c3%a3o%20Montes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectClima Organizacionalpor
dc.subjectCultura Organizacionalpor
dc.subjectEscala Likertpor
dc.subjectOrganizational Climatepor
dc.subjectOrganizational Culturepor
dc.subjectLikert Scalepor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃOpor
dc.titleModelo alternativo para diagnóstico do clima organizacional em instituições de ensinopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação- Antônio da Conceição Montes.pdfReprodução Total Autorizada1.45 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.