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dc.creatorSales, Josias de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5938035530632932por
dc.contributor.advisor1Menezes, Thereza Cristina Cardoso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1961922404233305por
dc.date.issued2014-02-20-
dc.identifier.citationSALES, Josias de Souza. Feira do açaí: etnografia da cadeia produtiva do açaí in natura em Belém/Pará. 2014. 201 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5170-
dc.description.resumoA partir de uma etnografia multissituada, esta dissertação busca mapear a cadeia produtiva do açaí in natura e as relações de sociabilidade que a alicerçam. Para tal, realizou-se pesquisa de campo em cidades que se notabilizaram por constituírem importantes espaços de produção e/ou comercialização do produto: Belém, Igarapé-Miri e Barcarena. A partir dos dados etnográficos coletados e do levantamento documental e bibliográfico, foi realizado uma sociogênese da Feira do Açaí, na qual foram identificados aspectos de sua constituição histórica, modo de organização e a pluralidade de categorias socioprofissionais que a engendra tais como: peconheiro, carregador, juntador, marreteiro de beira, marreteiro de rio, vendedor, maquineiro, distribuidor, freteiro, produtor, morador, vigia, revelando que as relações de sociabilidade não estão limitadas as fronteiras da feira, mas avançando pelas áreas de produção/extrativismo do açaí.por
dc.description.abstractThrough a multi-situated ethnography, this dissertation intends to map the commodity chain of the Amazonian forest product, açaí (Euterpe oleracea) in natura and its sociability relations. Accordingly, fieldwork was undertaken in three cities that are highly important for the productive and commercialization spaces of açaí: Belém, Igarapé-Miri and Barcarena. Drawing on ethnographic data unpublished documents as well as academic literature, this dissertation develops a socio-genesis of the ‘Açaí Market’. Its historical features and influences are identified, the modus operandi, and the plurality of socio-professional categories that engender it. These include, “Peconheiros” (those that climb and harvest the fruit) , “carregadores” (carriers), “juntador” (collectors), “marreteiro de beira” (estuarine sellers), “marreteiro de rio” (sellers on the rivers), “vendedor” (simple sellers), “maquineiros” (those responsible for providing the açaí processing machines), “distribuidor” (distributors), “freteiro” (transporters), “produtor” (growers), “morador” (residents), and “vigia” (security guards), revealing that the sociability relations are not limited to the boundaries of the ‘Açaí Market’, but they go through the areas of production and extraction of açaí.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/13539/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Josias%20de%20Souza%20Sales.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Antropologia Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectExtrativismo do açaípor
dc.subjectAçaí in naturapor
dc.subjectProdução do açaípor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIApor
dc.titleFeira do açaí: etnografia da cadeia produtiva do açaí in natura em Belém/Parápor
dc.typeDissertaçãopor
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