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dc.creatorAlmeida, Thais Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561217043748194por
dc.contributor.advisor1Magalhães Netto, José Francisco de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3958238119785924por
dc.date.issued2016-07-04-
dc.identifier.citationALMEIDA, Thais Oliveira. Laboratório remoto de robótica como apoio ao Ensino de Programação. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5330-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta o desenvolvimento de um Laboratório de Ensino de Robótica e Programação com apoio de Sistemas Multiagente que auxilia usuários na aprendizagem de programação utilizando robôs. O laboratório desenvolvido está disponível em um Ambiente Virtual de Aprendizagem acessado via Web que permite que mesmo pessoas geograficamente distantes tenham experiência com experimentos desta natureza. O laboratório caracteriza-se por possibilitar a aprendizagem colaborativa, explorando a Robótica Educacional como elemento motivador de aprendizagem. Suas funcionalidades foram testadas com resultados promissores, onde os usuários sentiram-se bastante interessados e motivados a continuar aprendendo programação e robótica. O sistema sugere desafios diversos com base na pontuação e perfil dos usuários. O trabalho desenvolvido apresenta avanços sobre laboratórios remotos de robótica encontrados na literatura, uma vez que permite a programação remota dos robôs através da linguagem de programação NXT-Python, e não apenas a manipulação por meio de setas de comando.por
dc.description.abstractThis work presents the development of Laboratory for Teaching of Robotics and programming with support of Multi-Agent Systems that assists users in learning programming using robots. The laboratory developed is available in a Learning Management System accessed via Web that allows even geographically distant people have experience with experiments of this nature. The laboratory is characterized by enabling collaborative learning, exploring Educational Robotics as motivating learning element. His features were tested with promising results, where users felt quite interested and motivated to keep learning programming and robotics. The system suggests several challenges based on the score and user profiles. The work presents advances in remote laboratories of robotics in the literature, since it allows remote programming of robots by NXT-Python programming language, not just manipulation by command arrowseng
dc.description.sponsorshipAgência de Fomento não informadapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/14317/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Tha%c3%ads%20O.%20Almeida.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Informáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSistema Multiagentepor
dc.subjectAprendizagem de programaçãopor
dc.subjectLaboratório Remotopor
dc.subjectRobótica Educacionalpor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpor
dc.titleLaboratório remoto de robótica como apoio ao Ensino de Programaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Informática

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