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dc.creatorSousa, Jackson Maia de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4707421156119271por
dc.contributor.advisor1Cavalcante, André Mendes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3939185965976929por
dc.contributor.advisor-co1Rodriguez, Demostenes Zegarra-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5761546014615452por
dc.date.issued2011-09-09-
dc.identifier.citationSOUSA, Jackson Maia. Avaliação do índice de qualidade de voz em redes móveis celulares baseada na percepção dos usuários. 2011. 83 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5370-
dc.description.resumoA indústria de telefonia móvel encontra-se, mais uma vez, em intenso processo de transformação com a popularização definitiva dos serviços de voz e dados e a implementação das redes de terceira geração no Brasil. A tendência de significativo crescimento do setor é resultado do modelo de privatização do antigo sistema de telecomunicações, dos investimentos em novas tecnologias e principalmente da grande competitividade entre as empresas. Neste contexto, a proposta deste trabalho é realizar uma análise do sistema de avaliação dos índices de qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia móvel celular, mais especificamente no que se refere aos serviços de voz. O foco principal da pesquisa será a análise e proposição de índices de qualidade de voz dentro de uma nova abordagem, onde a qualidade do serviço prestado é avaliada em termos da percepção dos usuários. Os índices de avaliação da qualidade de voz foram baseados na média das avaliações subjetivas, realizadas pelos usários através de pontuação MOS, e Avaliações objetivas através da utilização do algoritmo PESQ. O processo de avaliação ocorre de forma automática por decisão do usuário final ao atribuir uma pontuação subjetiva a sua ultima chamada realizada. Os testes foram realizados, em redes reais, em três operadoras que prestam serviço de telefonia movél celular na cidade de Manaus. Quatro pontos, com diferentes características de tráfego, foram eleitos para a coleta dos dados. Os resultados da pesquisa demonstram que a utilização da metodologia proposta pode ser valiosa para a agência reguladora do setor, como métrica para avaliação da qualidade dos serviços de voz disponibilidados aos usuários, como também às próprias operadoras na otimização e no desenvolvimento das suas redes móveis.por
dc.description.abstractThe mobile industry is, once again, in an intense transformation process with the definitive popularization of the voice and data services and the deployment of third generation networks in Brazil. The trend of significant growth in the sector is the result of the privatization model of the former telecommunications operators, the investment in new technologies, and especially, the great competition among companies. In this context, the purpose of this study is to perform a system analysis of the services quality indices provided by cellular mobile operators, specifically regarding to voice services. The main focus of the research will be to examine and propose the voice quality index in a new approach, where quality service is evaluated in terms of user´s perception. The assessing voice quality indice was based on the average of subjective evaluations, made by users through MOS score, and by objective evaluations using the PESQ algorithm. The evaluation process is done automatically by the end user’s decision to assign a subjective score to its last call made. Tests were carried out in real networks, at three operators that provide mobile telephone service in Manaus city. Four points, with different traffic characteristics, were chosen for data collection. The research results show that using the proposed methodology may be valuable to the sector regulator, as a metric for assessing the quality of voice service available for the users, as well as the operators themselves in the optimization and the development of their mobile networkseng
dc.description.sponsorshipAgência de Fomento não informadapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/14426/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Jackson%20M.%20Sousa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTelefonia móvelpor
dc.subjectDados móveispor
dc.subjectAvaliação da Qualidade de Vozpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃOpor
dc.titleAvaliação do índice de qualidade de voz em redes móveis celulares baseada na percepção dos usuáriospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia de Produção

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