???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5493
Tipo do documento: Dissertação
Título: Gingando e balançando em sincronia”: uma antropologia da dança do boi-bumbá de Parintins - AM
Autor: Batalha, Socorro de Souza 
Primeiro orientador: Montardo, Deise Lucy Oliveira
Primeiro membro da banca: Braga, Sergio Ivan Gil
Segundo membro da banca: Cavalcanti, Maria Laura Viveiros de Castro
Resumo: Esta dissertação analisa a dança do boi-bumbá de Parintins (AM) a partir da perspectiva da Antropologia da Dança. O foco principal deste trabalho é a criação e preparação coreográfica da Companhia de Dança Garantido Show. O estudo aqui apresentado baseia-se em dados obtidos durante a pesquisa etnográfica realizada no ano de 2013, no qual examino o procedimento de escolha das toadas dentro do critério estabelecido pela Comissão de Artes, por se tratar de elemento fundamental para a feitura do coreógrafo, uma vez que é através da letra e do ritmo, que ocorre a formulação do movimento. De acordo com o calendário dessa festa, em Parintins, a dança pode ser dividida e descrita em três principais momentos: 1) a dança de palco, feita para chamar a atenção do público/espectador; 2) a dança para a gravação do DVD, organizada com uma distribuição coreográfica preparada para o show de gravação; e 3) a dança de arena do Bumbódromo, elaborada com formação de desenhos geométricos. Neste trabalho, analiso a interação entre os integrantes como um aspecto fundamental para compreender a sociabilidade estabelecida na atividade, atentando, sobretudo, para o ambiente da execução da performance; a relação entre público/espectador e dançarino/brincante.
Abstract: From a perspective of the anthropology of dance, this dissertation analyzes the boi-bumbá dance in Parintins-AM. The main focus is choreographic creation and rehearsal of Garantido Show Dance Company members, based on ethnographical research carried out in 2013. The toadas selection procedure, based on the criteria stablished by the Arts Committee, is analyzed as a basilar element for the choreographer craft, for it is through the lyrics and the rhythm that movements are conceived. Regarding the Boi calendar, the dance can be divided and described in its three key moments: 1) Stage dance, created to draw the public’s attention; 2) the dance for the recording of the DVD, which choreographic display is meant for the recording show; 3) dance for the Bumbódromo arena, with a geometrical design. The choreography learning process is a main aspect to understand the company sociability, highlighting the dancer/player role in the execution of the performance.
Palavras-chave: Antropologia da dança
Festival Folclórico de Parintins
Boi-bumbá
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Museu Amazônico
Programa: Programa de Pós-graduação em Antropologia Social
Citação: BATALHA, Socorro de Souza. Gingando e balançando em sincronia”: uma antropologia da dança do boi-bumbá de Parintins - AM. 2015. 149 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5493
Data de defesa: 25-Feb-2015
Appears in Collections:Mestrado em Antropologia Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Socorro S. Batalha.pdf8,57 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons