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dc.creatorMelo, Valeria Moreira Coelho de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2950435529858441por
dc.contributor.advisor1Santos, Gilton Mendes dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8884263402852992por
dc.contributor.referee1Montardo, Deise Lucy Oliveira-
dc.contributor.referee2Pereira, Maria Luiza Garnelo-
dc.contributor.referee3Souza, Marcela Stockler Coelho de-
dc.contributor.referee4Silva, Márcio Ferreira da-
dc.date.issued2016-11-14-
dc.identifier.citationMELO, Valeria Moreira Coelho de. O movimento do mundo: Cosmologia, alteração e xamanismo entre os Akw-Xerente. 2016. 211 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5519-
dc.description.resumoO presente texto é resultado de pesquisa realizada entre os Akwẽ-Xerente, falantes de língua Jê e habitantes do estado do Tocantins. Constitui uma análise sobre como esse povo pensa a alteridade e como o xamanismo e os processos que visam à construção do corpo e da pessoa emergem nesse contexto. A relação com o exterior é abordada a partir do ímpeto Xerente de circular para além das fronteiras de suas aldeias como que enfatizando a incorporação de conhecimentos, coisas e pessoas como parte inerente da condição akwẽ. A noção de movimento é um dos fios condutores que norteia a reflexão: ela está presente de diferentes maneiras no cotidiano desses índios. O texto se insere no debate teórico mais amplo em torno da divisão, estabelecida na antropologia das terras baixas sul-americanas, entre Brasil Central e Amazônia. Há um interesse especial na crítica que vem sendo feita a esta percepção. A discussão construída aqui vai de encontro, portanto, a abordagens que questionam a imagem das sociedades Jê enquanto autossuficientes e formadoras de um complexo cultural isolado.por
dc.description.abstractThis text is the result of a research conducted among the Akwe-Xerente, Jê-speakers and inhabitants of the state of Tocantins. It develops an analysis of how these people deal with otherness, and how shamanism and processes related to body and person construction emerge in this connection. The relationship with otherness is thought from the Xerente impetus to circulate beyond the boundaries of their villages, emphasizing the incorporation of knowledge, things and people as an inherent part of the Akwe condition. The notion of movement is one of the guidelines of this reflection: it is present in different ways in the daily life of these Indians. The text is part of a broader theoretical debate around the division, established in the anthropology of the South American lowlands, between Central Brazil and Amazonia. There is a special interest in the critics that have been made to this perception. The discussion we propose here dialogue with the approaches that criticize the image of Jê societies as self-sufficient and forming an isolated cultural complex.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/15369/Tese%20-%20Valeria%20M.%20C.%20Melo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentMuseu Amazônicopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Antropologia Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAkwẽ-Xerentepor
dc.subjectAlteridadepor
dc.subjectXamanismopor
dc.subjectOthernesspor
dc.subjectShamanismpor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA: ETNOLOGIA INDÍGENApor
dc.titleO movimento do mundo: Cosmologia, alteração e xamanismo entre os Akw-Xerentepor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Doutorado em Antropologia Social

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