???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5607
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorConceição Filho, Antonio Carlos da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1112921602827165por
dc.contributor.advisor1Carvalho, Denize Piccolotto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8127068615637198por
dc.contributor.referee1Abbud, Maria Emilia Oliveira Pereira-
dc.contributor.referee2Silva, Jackson Colares da-
dc.date.issued2016-06-03-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO FILHO, Antonio Carlos da. A virtualidade como ferramenta no processo comunicacional e ecossistêmico do Ensino Superior Presencial no curso de Administração do (CIESA). 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5607-
dc.description.resumoNo presente trabalho pretende-se abordar a virtualidade como ferramenta comunicacional e ecossistêmica do ensino superior presencial, no Curso de administração do Centro Universitário de Ensino Superior (CIESA). A metodologia é de natureza quali-quantitativa com a utilização de instrumentos de coleta como questionários, entrevistas e observação direta, quanto aos procedimentos técnicos se lançará mão da pesquisa bibliográfica e de campo, utilizando-se como método o estudo de caso. Como objetivos desta pesquisa se abordaram as mudanças que a virtualidade tem proporcionado aos acadêmicos de ensino superior da modalidade presencial em seus processos de aprendizado a partir das questões de âmbito comunicacional e ecossistêmico, além de chamar a atenção para as questões norteadoras neste processo aparentemente novo ao acadêmico. Ao concluirmos este trabalho, demonstramos que a tecnologia tem mudado com o passar dos anos, através das plataformas e interfaces criadas com o intuito de aprimorar o ensino, que interfere diretamente na virtualização de processos das disciplinas, que de certa forma criaram-se paradigmas e questões complexas do ponto de vista cientifico sobre o prisma ecossistêmico, demonstrou-se qual a responsabilidade enquanto instituição, professor e aluno à adaptação dessas mudanças, de forma tal que a comunicação foi observada como objeto de estudo neste ambiente complexo que é o meio educacional de âmbito superior.por
dc.description.abstractIn the present project it’s intended to approach virtuality as a communicational and eco systemic tool of in-class Higher Education, in the Adminstration course of Centro Universitário de Ensino Superior (CIESA). The methodology is classified as qualiquantitative, with the use of collection instruments such as questionnaires, interviews and direct observations. In regards to the technical procedures, bibliographic research and field research will be used as the method of case study. As research’s goals, one approached the changes virtuality has caused to in-class Higher Education’s alumni in their learning processes from communicational and eco systemic scope’s matters, besides drawing attention to the guiding questions in this apparently new process for the academic. Concluding this project, we demonstrated that technology has changed by the passing years, through platforms and interfaces created in order to enhance teaching, which interferes directly in the virtualization of the subject’s processes, somehow creating new paradigms and complex questions from a scientific point of view about the eco systemic prism. It was demonstrated what is the responsibility as an institution, teacher and student towards adaptation of those changes, in a way that communication was observed as study object in the complex environment that is the Higher Education’s ambience.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/16019/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Antonio%20C.%20Concei%c3%a7%c3%a3o%20Filho.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências da Comunicaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEcossistemas Comunicacionaispor
dc.subjectVirtualidadepor
dc.subjectEnsino Superior Presencialpor
dc.subjectConvergência digitalpor
dc.subjectEducação a Distância (EADpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICACAOpor
dc.titleA virtualidade como ferramenta no processo comunicacional e ecossistêmico do Ensino Superior Presencial no curso de Administração do (CIESA)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ciências da Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Antonio C. Conceição Filho.pdf1.88 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons