???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5635
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Enlaces e desenlaces identificatórios do Policial Militar em processo de reserva
???metadata.dc.creator???: Dias, Flávia Campos Lucena 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gutierrez, Denise Machado Duran
???metadata.dc.contributor.referee1???: Nina , Socorro de Fátima Moraes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Souza, Sérgio Augusto Freire de
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho permeia a história de vida dos sujeitos, promovendo sentidos para suas existências. Quando há uma interrupção dessa dinâmica, é possível que o sujeito perceba uma crise, como na aposentadoria. No meio militar, o servidor apresenta uma intensa vinculação à instituição, o que pode dificultar a vivência da Reserva. A pesquisa teve como objetivo investigar os vínculos e os processos de identificação do policial militar no momento de sua passagem para a reserva a partir da interpretação psicanalítica dos discursos. Este estudo propôs-se também a: analisar nos discursos de policiais militares o vínculo que os mesmos estabelecem com o trabalho e suas implicações na passagem para a reserva; identificar que mecanismos de defesa os policiais militares em processo de reserva fazem uso durante esta etapa de transição; e problematizar os possíveis reflexos que o momento de passagem para a Reserva tem sobre os processos identificatórios dos sujeitos e suas implicações sobre suas subjetividades. A pesquisa, de nível descritivo e exploratório, é de abordagem qualitativa. Utilizou-se da técnica de entrevista semidirigida, do procedimento de Desenhos-Estória com Tema. Os participantes são policiais militares, que estão a contar de dois anos para aposentaria. Os dados coletados nas entrevistas foram analisados segundo o método da Análise do Discurso (AD), seguindo-se a proposta de Souza (2014). Quanto ao dispositivo de interpretação, utilizou-se o referencial psicanalítico. O Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema foi analisado com base nas teorias e práticas da Psicanálise, das Técnicas Projetivas e da entrevista clínica. Os resultados demonstraram que os sujeitos percebem a reserva como uma vitória, em virtude dos riscos cotidianamente enfrentados na profissão e porque esta assinala o cumprimento de seu juramento. À medida que assimilam isto e se aproximam do cumprimento dos trinta anos de serviço, esses profissionais vão se desvinculando da instituição e se abrindo para a possibilidade de exercerem outras funções, assumindo novas identidades. Entretanto, o processo é permeado por alguns mecanismos defensivos, com predominância, ao final da etapa de transição, da capacidade sublimatória.
Abstract: The work permeates the life story of the subjects, promoting meanings for their existences. When there is an interruption of this dynamic, it is possible that the subject realizes a crisis, as in retirement. In the militarism, the government employee is strongly linked to the institution, which may make it difficult for living the retirement. The research had as objective to investigate the links and the processes of identification of the military police officer at the moment of their passage to the military retirement considering the psychoanalytical interpretation of the speeches. This study also aims to: analyze in military police speeches the link that they establish with the work and its implications in the passage to the retirement; identify which defense mechanisms police officer in military retirement make use of during this transition stage; and to problematize the possible reflections that the moment of passage to the retirement has on the identification processes of the subjects and their implications on their subjectivities. The research, in a descriptive and exploratory level, is of qualitative approach. The semi-directed interview technique, the Drawings-Story with Story procedure were used. Participants are military police officers, who are two years away to retirement. The data collected in the interviews were analyzed according to the Discourse Analysis (DA) method, followed by the proposal of Souza (2014). For the interpretation, the psychoanalytic framework was used. The Drawings-Story with Story procedure was analyzed based on the theories and practices of Psychoanalysis, Projective Techniques and clinical interview. The results demonstrated that the subjects perceive the military retirement as a victory, because of the risks faced daily in the career and because it indicates the fulfillment of their oath. As they assimilate this and approach the fulfillment of the thirty years of service, these professionals are moving away from the institution and opening up to the possibility of exercising other functions, assuming new identities. The process is permeated by some defense mechanisms with predominance of the sublimation capacity at the end of this transition stage.
Keywords: Aposentadoria - Policial Militar
Psicanálise
Análise do Discurso
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citation: DIAS, Flávia Campos Lucena. Enlaces e desenlaces identificatórios do Policial Militar em processo de reserva. 2016. 118 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5635
Issue Date: 5-Dec-2016
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Flávia C. L. Dias.pdf2.46 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons