???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5681
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: iTimeline: Uma Ferramenta Visual para Identificação e Acompanhamento das Interações Sociais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
???metadata.dc.creator???: Sousa Neto, Francisco Soares de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Magalhães Netto, José Francisco de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Castro Junior, Alberto Nogueira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Thomé, Zeina Rebouças Correa
???metadata.dc.description.resumo???: Atualmente, com a grande utilização dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) em instituições de ensino-aprendizagem, torna-se necessário que os professores possam realizar o acompanhamento das interações dos alunos nos cursos de Educação a Distância (EaD). No entanto, alguns AVAs não possuem ferramentas específicas para auxiliar o professor a obter informações das interações sociais dos alunos. Isso dificulta a percepção e o acompanhamento por parte do professor nesses ambientes virtuais. Nesse sentido, com o surgimento da Data Visualization, uma área de pesquisa relevante e muito utilizada em diversas áreas do conhecimento para analisar e visualizar dados. Esta pesquisa descreve um modelo de identificação e representação das interações sociais dos alunos utilizando técnicas de visualização no AVA Moodle. Com a ferramenta iTimeline desenvolvida nesta pesquisa, o professor pode realizar o acompanhamento visual das interações de seus alunos em tempo real dentro do AVA e adotar medidas que promovam a inserção social, assim colaborando e incentivando o ensino e a aprendizagem. A iTimeline extrai os dados contidos nos fóruns de discussão e mensagens registradas no banco de dados e utiliza a estrutura de grafos e gráficos, como base, para apresentação das informações sobre as interações dos alunos e exibindo-as visualmente ao professor. Para validação desta pesquisa, foi realizado um estudo de caso onde foram investigadas suas possibilidades de uso e validação por meio de análise dos dados em uma turma de um curso EaD de uma Instituição de Ensino Federal. Foram realizados experimentos simulados e reais, assim, pode-se concluir por meio dos testes que a visualização dos dados por intermédio de grafos e gráficos no AVA utilizando Sistemas Multiagente, apresentou a relevância desta pesquisa.
Abstract: Nowadays, with the great use of Virtual Learning Environments in teachinglearning institutions, it is necessary that the teachers can follow the interactions of the students in the Distance Education courses. However, some AVAs do not have specific tools to assist the teacher in obtaining information on the students' social interactions. This makes it difficult for the teacher to perceive and follow up in these virtual environments. In this sense, with the advent of Data Visualization, a relevant and widely used area of research in several areas of knowledge to analyze and visualize data. This research describes a model of identification and representation of students social interactions using LMS Moodle visualization techniques. With the iTimeline tool developed in this research, the teacher can visualize the interactions of his students in real time within the LMS and adopt measures that promote social insertion, thus collaborating and encouraging teaching and learning. iTimeline extracts the data contained in the discussion forums and messages recorded in the database and uses the structure of graphs and graphs, as a basis, to present the information about the interactions of the students and visually displaying them to the teacher. In order to validate this research, a case study was carried out in which its possibilities of use and validation were investigated by analyzing the data in a class of a Distance Education course of a Public Institution. Simulated and real experiments were performed, so it can be concluded through the tests that the visualization of the data through graphs and graphs in LMS using Multiagent Systems, presented the relevance of this research.
Keywords: Sistemas Multiagente
Interação Social
iTimeline
Visualização de Dados
Análises dos Dados
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Computação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Informática
Citation: SOUSA NETO, Francisco Soares de. iTimeline: Uma Ferramenta Visual para Identificação e Acompanhamento das Interações Sociais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2017. 119 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5681
Issue Date: 23-Mar-2017
Appears in Collections:Mestrado em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Francisco Soares de Sousa Neto.pdf1.62 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons