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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O uso do E-Commerce como estratégia para alavancar o número de clientes da Editora da UFAM
???metadata.dc.creator???: Eleutério, Jéssica de Lima 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Machado, Waltair Vieira
???metadata.dc.description.resumo???: As empresas, atualmente, estão procurando cada vez mais adaptarem os seus negócios para o seguimento de vendas on-line como aposta de expansão e aprimoramento operacional da organização. Dentro deste contexto, tal abordagem requer a utilização de mecanismos estratégicos para nortear suas atividades no comércio eletrônico bem como alavancar o número de clientes através dos canais de comunicação virtual. O problema prático que motiva a realização deste trabalho é descobrir o caminho certo para chegar ao leitor, colocando em condições de igualdade a Editora da UFAM em relação às demais editoras públicas que focam suas estratégias em distribuição e vendas no espaço digital. A análise da situação atual indica que faltam métodos e instrumentos para mensurar a efetividade em se tornar uma empresa virtual de sucesso. Diante disso, e visando preencher esta lacuna, o objetivo desta dissertação é a avaliação da aplicação do e-commerce voltado ao incremento do ganho de competitividade na Editora da Universidade Federal do Amazonas. A fim de atingir esse objetivo, são gerados quatro resultados principais que permitem responder as perguntas de pesquisa. O trabalho, utilizando como perspectiva de análise se caracteriza por ser empírica de campo, exploratória, com abordagem tanto qualitativa quanto quantitativa. O método utilizado na tratativa da análise dos dados foi a observação direta, explicados por estatística descritiva. A avaliação dos resultados indica que os instrumentos e o método proposto neste trabalho contribuem para auxiliar as empresas, especialmente as de pequeno porte, na inserção no mercado virtual, possibilitando atender aos requisitos essenciais do negócio através do conhecimento aprofundado da efetividade da estratégia de e-commerce adotada, permitindo fazer inferências de sucesso e insucesso das ações voltadas à melhoria do processo, considerando as especificidades do setor público.
Abstract: The companies today are increasingly looking to adapt their business to the follow-up of online sales as a bet of expansion and operational improvement of the organization. Within this context, such an approach requires the use of strategic mechanisms to guide its activities in electronic commerce as well as leverage the number of clients through the virtual communication channels. The practical problem that motivates the accomplishment of this work is to discover the right way to reach the reader, placing in equal conditions Editora UFAM in relation to the other public publishers that focus their strategies in distribution and sales in the digital space. The analysis of the current situation indicates that there are no methods and instruments to measure effectiveness in becoming a successful virtual company. Therefore, in order to fill this gap, the objective of this dissertation is to evaluate the application of e-commerce aimed at increasing the competitiveness gain in the Publishing House of the Federal University of Amazonas. In order to achieve this goal, four main results are generated that allow you to answer the research questions. The work, using as an analysis perspective, is characterized by being field empirical, exploratory, with both qualitative and quantitative approach. The method used in the treatment of data analysis was direct observation, explained by descriptive statistics. The evaluation of the results indicates that the tools and method proposed in this work contribute to help companies, especially small ones, in the insertion in the virtual market, making it possible to meet the essential requirements of the business through in-depth knowledge of the effectiveness of e- Commerce, allowing inferences of success and failure of actions aimed at improving the process, considering the specificities of the public sector.
Keywords: Comércio eletrônico
Empresa virtual
Ganho de competitividade
???metadata.dc.subject.cnpq???: ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Tecnologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
Citation: ELEUTÉRIO, Jéssica de Lima. O uso do E-Commerce como estratégia para alavancar o número de clientes da Editora da UFAM. 2016. 142 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5688
Issue Date: 15-Dec-2016
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia de Produção

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