???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5713
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Laiana Pereira dos-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.br/1977289135658106por
dc.contributor.advisor1Sampaio, Patrícia Maria Melo-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/6775629541151867por
dc.date.issued2016-10-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Laiana Pereira dos "Nós somos Wapixana ": educação, política e protagonismo indígena (1979-2014). 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5713-
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo analisar as perspectivas históricas da formação dos professores Wapixana como estratégia articuladora de reafirmação étnica, em um recorte temporal que vai de 1979 a 2014. O protagonismo Wapixana representado pelos professores indígenas é o elemento norteador deste estudo, partindo da análise do poder do Estado e da Igreja Católica no processo de educação para índios, assim como da luta dos Wapixana nos debates políticos das lideranças indígenas através das Assembleias Gerais de Tuxauas. Também parte da análise da relação entre a formação dos professores Wapixana e a reafirmação étnica deste povo. O trabalho dialoga, entre outras referências, com as novas perspectivas da História Indígena em articulação com a Antropologia, na tentativa de compreender alguns sentidos de resistência e de etnogênese.por
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze the historical perspectives from teacher's formation as Wapixana articulator strategy of ethnic reaffirmation, in a time frame from 1979 to 2014. The role Wapixana represented by indigenous teachers is the guiding element of this study, based on an analysis of power of the state and the Catholic Church in the education process for indigenous people, as well as the struggle of Wapixana in political debates of indigenous leaders by the General Meetings of Tuxauas and analysis of the relationship between the formation of Wapixana teachers and ethnic reaffirmation of these people. This work dialogues among other references, with the new perspectives of Indigenous History in conjunction with anthropology, trying to understand some resistance senses and ethnogenesiseng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/16899/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Laiana%20P.%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectProfessores indígenaspor
dc.subjectIdentidade étnicapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: HISTORIApor
dc.title"Nós somos Wapixana ": educação, política e protagonismo indígena (1979-2014)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Laiana P. Santos.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons