???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5801
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Terezinha Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8261833032325866por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Fabiana Lucena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5807021859719431por
dc.date.issued2017-03-20-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Terezinha Lima. Variáveis que concorrem para a evasão em uma instituição de ensino superior privada em Manaus. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5801-
dc.description.resumoA evasão no ensino superior é um problema que atinge não somente instituições brasileiras, mas de todo o mundo. Diversos estudos e pesquisas realizados anualmente detectam que os fatores externos relacionados à evasão são os mesmos e que, às vezes, não são de controle das Instituicoes de Ensino Superior (IES), sejam elas públicas ou privadas. Quando internos, os problemas ganham especificidades de acordo com o sistema de gestão de cada instituição. A presente investigação centrou-se em investigar os determinantes do nível socioeconômico do perfil do aluno de uma IES privada no Amazonas e sua correlação com a intenção de evasão. Optou-se pela pesquisa descritiva, fundamentada em dados secundários, além da utilização de dados primários oriundos do setor pesquisado por meio de entrevistas não estruturadas e um questionário do tipo sourvey elaborado e aplicado aos sujeitos da pesquisa. Os resultados das pesquisas apontaram além dos fatores determinantes já encontrados nas literaturas, outros determinantes que merecem ser investigados com maior profundidade, dado as especificidades do curso, cultura e comportamento dos sujeitos. A conclusão do estudo evidencia a importância da aplicação de um instrumento que caracterize o aluno para que posteriormente, somada a outros instrumentos de coleta de dados e informações possa evidenciar as causas da evasão. O estudo torna-se fundamental para o desenvolvimento de estratégias e definições de práticas assertivas na busca da eficiência organizacional. O resultado desta eficiência resultará numa melhor gestão da IES e consequentemente, garantirá não só a sua sustentabilidade, mas principalmente, atenderá as demandas do aluno e da sociedade como um todo.por
dc.description.abstractAn evasion in higher education is a problem that is not only Brazilian, but of the whole world. Several Studies and Research Annually Detected that the risk factors related to evasion are the same and that, sometimes, are not of control of the Institutions of Higher Education (HEI), they are public or private. When internal, the problems gain specifications according to the management system of each institution. The present research focused on investigating the determinants of the socioeconomic level of the student profile of a private HEI in Amazonas and its correlation with an intention to avoidance. We chose a descriptive research, based on secondary data, besides the application of primary data from the researched sector through unstructured interviews and a questionnaire of the kind elaborated and applied to the subjects of the research. The research results point beyond the determinants found in the categories, other determinants that deserve to be investigated in greater depth, given as specificities of the course, culture and behavior of the subjects. The conclusion of the study highlights the importance of applying an instrument that characterizes the student for what later, some instruments of data collection and information can evidence as causes of avoidance. The study becomes fundamental for the development of strategies and the definitions of assertive practices in the search of organizational efficiency. The result of the evaluation is the result of a better management of the HEI and, consequently, will guarantee not only its sustainability, but mainly, meet the demands of students and society as a whole.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/17550/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Terezinha%20L.%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEvasão no Ensino Superiorpor
dc.subjectQuestionário socieconomicopor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃOpor
dc.titleVariáveis que concorrem para a evasão em uma instituição de ensino superior privada em Manauspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Terezinha L. Oliveira.pdf2.06 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons